Pular para o conteúdo principal

Prefeito padre Domingos considera o resgaste e a valorização da cultura como importante ferramenta de inclusão e empoderamento



Em um mundo globalizado, onde a ordem mundial é unificar, e igualar,  tornando tudo e todos membros e parte de uma cultura "universal" que de forma draconiana vai triturando, anulando e destruindo culturas locais, regionais e até nacionais, muitas com milênios de história, faz se necessário e urgente um trabalho de contra agendamento com o objetivo de manter viva a história da construção da cultura de nosso povo e de nossa  região.

Para tanto é necessário que o individuo conheça a história de sua própria cultura, descubra como se deu o seu processo de evolução e desenvolvimento. Só depois de conhecer sua própria cultura, o individuo será capaz de entender a urgente necessidade de resgatar e valorizar suas raízes culturais como a a única forma de preservar o que somos, nossas características, nossa identidade, e assim perpetuá-las, deixando um forte legado para as futuras gerações.

Partindo destes pressupostos, a gestão popular e participativa do prefeito padre Domingos Costa vem implantando, desenvolvendo e fortalecendo em todo o município Matões do Norte politicas públicas inclusivas com o objetivo de promover o resgate e a valorização da cultura local e regional.

Com o sugestivo tema: Cultura: Identidade viva de um povo, a prefeitura de Matões do Norte, através da secretaria municipal de educação desenvolve durante o período de festas juninas importante projeto de resgaste e valorização cultural nas escolas da rede pública municipal.

Direcionado para jovens, adolescentes e crianças, o Cultura: Identidade viva de um povo contempla todas as escolas da sede e zona rural com uma proposta revolucionaria e inovadora de resgaste e valorização cultural.


Na segunda-feira (25), o prefeito padre Domingos Costa prestigiou a apresentação do Cultura: Identidade viva de um povo  na localidade Pedras.


Já na terça–feira (26), foi a vez da localidade Palmeiral II receber a visita do prefeito padre Domingos Costa e toda a equipe de auxiliares, além dos e coordenadores do  Cultura: Identidade viva de um povo.


A população da comunidade Coivaras recebeu com muita alegria e empolgação na quarta-feira (27), o prefeito padre Domingos Costa em companhia da primeira-dama Geyse Pierot da secretária municipal de educação, Erlone Mendes; da secretaria de Finanças, Raquel Melo; além dos secretários Augusto Rocha e Alves Junior; do presidente da Câmara e do vereador Nilson do Carmo; para mais uma edição do Cultura: Identidade viva de um povo. 


As apresentações desta edição do projeto Cultura: Identidade viva de um povo encerraram-se nesta quinta-feira (28), na sede do município. Com a  presença do prefeito padre Domingos Costa e toda equipe de governo no Arraial do Povo Pais de alunos, professores e o público em geral prestigiaram as belas apresentações que marcaram o termino desta etapa do Cultura: Identidade viva de um povo 

Satisfeito com os excelentes resultados das políticas públicas de resgate e valorização da cultura local desenvolvidas no município, o prefeito padre Domingos Costa, além de ressaltar a importância deste projeto para sua administração, agradeceu a participação e o envolvimento de toda a equipe da educação, dos alunos que integram o projeto e do grande público. 

"Só quando resgatamos e valorizamos nossas raízes culturais, familiares e sociais, é que passamos a reconhecer nossa identidade como povo. O sentimento de pertencimento é que nos permite a plena inclusão e o empoderamento que resulta na cidadania consciente. Nossa luta será sempre pelo resgaste e valorização de nossas raízes culturais" conclui o prefeito padre Domingos Costa.

Comentários

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER