sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Em Portugal, Carlito Amaral intensifica pesquisas sobre Faustino Mendes Cantanhede



O secretário de Governo, Carlito Amaral está em Portugal onde representa o município de Cantanhede do Brasil.  Dentre as muitas atividades desenvolvidas em terras além-mar, Carlito esteve na Vila de Monte-Mor-o-Velho, nos arredores de Cantanhede de Portugal, para continuar a pesquisa sobre o local de origem de Faustino Mendes Cantanhede, o fundador da Cantanhede de Portugal.

"Fizemos uma visita ao Arquivo Público Municipal, onde apresentamos requerimento solicitando ajuda para desvendar o mistério sobre o local de nascimento de Faustino Cantanhede" afirma Carlito Amaral.

Desde 2009, com a formação de grupo de colaboradores, entre eles, a jornalista Eliane Cantanhede, o promotor de justiça Washington Cantanhede e a professora da PUC do Rio de Janeiro, Renata Cantanhede (já falecida), o município de Cantanhede brasileiro iniciou a busca sobre o local de nascimento de Faustino Cantanhede. "Esperamos que até 2020, quando completam 300 anos da chegada do Faustino Cantanhede à antiga região dos Barbados (hoje, Cantanhede do Brasil) tenhamos desvendado esse mistério e aqui, pedimos a quem possa nos ajudar, que colabore nessa descoberta, pois nas cartas de sesmarias dadas ao Faustino Cantanhede já bem depois de sua chegada ao Maranhão, não consta o local de origem" enfatiza o esperançoso secretário de Governo. 

Em Monte-Mor-o-Velho, assim como, em Monte-Mor-o-Novo, aparecem pessoas que assinam com o sobrenome Cantanhede. Até o momento, não foi encontrado nenhuma carta de título de nobreza ou testamento do Faustino Cantanhede e na cidade de Cantanhede de Portugal não há nenhum registro também.

Nos arquivos da Torre do Tombo e Ultramarino de Lisboa, nada foi encontrado até o momento, que possa desvendar esse que sem dúvidas o maior mistério sobre a fundação da Cantanhede do Brasil" (concluiu o secretário). 

A agenda de Carlito Amaral inclui uma visita ao município de Sabrosa, no Vale do Douro, onde também solicitará uma pesquisa sobre a Freguesia de Souto Maior, sobrenome de outro colonizador de Cantanhede, o coronel Aires Carneiro Homem de Souto Maior.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André