Em Portugal, Carlito Amaral intensifica pesquisas sobre Faustino Mendes Cantanhede


O secretário de Governo, Carlito Amaral está em Portugal onde representa o município de Cantanhede do Brasil.  Dentre as muitas atividades desenvolvidas em terras além-mar, Carlito esteve na Vila de Monte-Mor-o-Velho, nos arredores de Cantanhede de Portugal, para continuar a pesquisa sobre o local de origem de Faustino Mendes Cantanhede, o fundador da Cantanhede de Portugal.

"Fizemos uma visita ao Arquivo Público Municipal, onde apresentamos requerimento solicitando ajuda para desvendar o mistério sobre o local de nascimento de Faustino Cantanhede" afirma Carlito Amaral.

Desde 2009, com a formação de grupo de colaboradores, entre eles, a jornalista Eliane Cantanhede, o promotor de justiça Washington Cantanhede e a professora da PUC do Rio de Janeiro, Renata Cantanhede (já falecida), o município de Cantanhede brasileiro iniciou a busca sobre o local de nascimento de Faustino Cantanhede. "Esperamos que até 2020, quando completam 300 anos da chegada do Faustino Cantanhede à antiga região dos Barbados (hoje, Cantanhede do Brasil) tenhamos desvendado esse mistério e aqui, pedimos a quem possa nos ajudar, que colabore nessa descoberta, pois nas cartas de sesmarias dadas ao Faustino Cantanhede já bem depois de sua chegada ao Maranhão, não consta o local de origem" enfatiza o esperançoso secretário de Governo. 

Em Monte-Mor-o-Velho, assim como, em Monte-Mor-o-Novo, aparecem pessoas que assinam com o sobrenome Cantanhede. Até o momento, não foi encontrado nenhuma carta de título de nobreza ou testamento do Faustino Cantanhede e na cidade de Cantanhede de Portugal não há nenhum registro também.

Nos arquivos da Torre do Tombo e Ultramarino de Lisboa, nada foi encontrado até o momento, que possa desvendar esse que sem dúvidas o maior mistério sobre a fundação da Cantanhede do Brasil" (concluiu o secretário). 

A agenda de Carlito Amaral inclui uma visita ao município de Sabrosa, no Vale do Douro, onde também solicitará uma pesquisa sobre a Freguesia de Souto Maior, sobrenome de outro colonizador de Cantanhede, o coronel Aires Carneiro Homem de Souto Maior.


Comentários