Hildo Rocha consegue carreta odontológica para atender indígenas do Maranhão
O deputado federal Hildo Rocha viabilizou parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que está possibilitando a oferta de serviços odontológicos para dezenas de comunidades indígenas do Maranhão. Os recursos, no valor de R$ 500 mil reais, oriundos do Orçamento da União, foram conseguidos pelo parlamentar. O dinheiro foi repassado para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para a contratação de carretas equipadas com modernos gabinetes odontológicos que percorrem aldeias em diversas regiões do Estado.
Vistoria
Com a finalidade de verificar a qualidade dos serviços ofertados, o deputado Hildo Rocha visitou a Aldeia Três Irmãos (Barra do Corda), segunda comunidade beneficiada com os serviços. A vereadora Cassi, de Barra do Corda; o assessor da Sesai, Aristides Milhomem e representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Maranhão também fizeram parte da comitiva que acompanhou o parlamentar.
“Estamos ofertando, de forma pioneira, serviços odontológicos de excelente qualidade. Agora, vamos lutar para que esse tipo de trabalho seja permanente, para que os nossos irmãos indígenas possam receber atendimento adequado e contínuo”, destacou Hildo Rocha.
Serviços ofertados
A ação prevê a realização de: atendimentos de urgência; restauração dentária; radiografias; próteses dentárias; ação coletiva para escovação e aplicação de flúor e atividades educativas de prevenção. A média diária é de 80 atendimentos. A estimativa é que 16 mil indígenas sejam atendidos.
Carreta da Saúde Bucal
A Carreta da Saúde Bucal é um caminhão equipado com sete consultórios odontológicos completos. As ações realizadas em cada parada da unidade móvel funcionam de 8h às 18h. As atividades são realizadas por equipe de aproximadamente vinte profissionais composta por: sete cirurgiões dentistas; técnicos de saúde bucal e auxiliares de prótese dentária.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa