sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Miranda do Norte: Prefeito Eduardo Belfort convida população para ato de instalação de Posto Avançado de Registro Civil





A partir do próximo dia 31 de agosto, o Hospital Municipal de Miranda do Norte passa a contar com um Posto Avançado de Registro Civil. A ação atende a determinação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), estabelecida por meio do Provimento Nº 18/2018, assinado pelo corregedor-geral, desembargador Marcelo Carvalho Silva, de que todos os municípios do Maranhão onde exista estabelecimento de saúde que realize a partir de 300 partos por ano devem possuir instalados postos avançados de registro civil.

A Prefeitura Municipal de Miranda do Norte convida a população em geral para prestigiar o ato de instalação do Posto Avançado de Registro Civil no Hospital Municipal Pedro Vera Cruz Bezerra, que acontece às 9h da manhã de sexta-feira, 31 de agosto.


O evento contará com a presença de representantes do Poder Judiciário do Maranhão, do secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; do prefeito municipal, Eduardo Belfort; da secretária Municipal de Saúde, Alexandra Reis Ares; da diretora administrativa do Hospital Municipal Suellen Larissa, entre outras autoridades.

A partir da instalação do posto, os recém-nascidos receberão o primeiro documento de identificação antes da alta hospitalar, ainda dentro do Hospital.

A medida atende ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, cujo exercício consolida-se a partir do registro de nascimento enquanto direito fundamental de todos os cidadãos. Também considera o Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro (Decreto Nº 6.289/2010) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece o princípio da proteção integral e da prioridade absoluta de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, entre os quais se encontra inserido o direito ao registro civil.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2015, 22,7% da população maranhense não possuía o Registro Civil de Nascimento (RCN), o que corresponde, à época, a mais de 1 milhão e meio de pessoas sem o direito fundamental à cidadania e acesso a outros direitos, e que, por isso, estavam em situação de sub-registro.


O QUE: Inauguração do Posto Avançado de Registro Civil

ONDE: Hospital Municipal Pedro Vera Cruz Bezerra

QUANDO: Sexta-feira, 31 de agosto - 9h da manhã

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André
Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *