Acusado de nepotismo, Kabão volta a ser alvo do Ministério Público


Recordista no número de denúncias feitas pelo Ministério Público do Maranhão, o   ex-prefeito de Cantanhede, José Martinho dos Santos Barros, o Kabão que já acumula quase duas dezenas de acusações, foi alvo de  mais uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, desta vez motivada por casos de nepotismo envolvendo o ex-prefeito José Martinho, e a ex-secretária de Saúde, Cláudia Melo Coelho.

Na avaliação do promotor de justiça da Comarca de Cantanhede, Tiago Carvalho Rohrr, que ingressou com a ACP na última terça-feira, 23, “não resta dúvida acerca da configuração de prática de nepotismo”, de acordo com o que prevê a súmula vinculante n° 13, de 2008, do Supremo Tribunal Federal (STF).



Denúncias publicadas pela imprensa de que o ex-prefeito e a ex-secretária de Saúde manteriam familiares ocupando cargos na administração municipal, levaram o Ministério Público a iniciar investigações sobre o caso. Ao final da apuração o parquet confirmou os dois casos de nepotismo envolvendo o ex-chefe do Executivo Municipal e a então titular da Saúde.

concluiu que José Martinho Barros mantinha sua filha, Gersillane Martinha de Carvalho Barros como dentista do Programa Saúde da Família. Cláudia Melo Coelho, por sua vez, empregava a própria mãe, Ivanilde Melo Coelho, como supervisora de Ações na Zona Rural.

Segundo as investigações do MPMA, José Martinho Barros mantinha sua filha, Gersillane Martinha de Carvalho Barros como dentista do Programa Saúde da Família. Cláudia Melo Coelho, por sua vez, empregava a própria mãe, Ivanilde Melo Coelho, como supervisora de Ações na Zona Rural.



Se condenados por improbidade administrativa, José Martinho dos Santos Barros e Cláudia Melo Coelho estarão sujeitos ao ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, ainda que por intermédio de empresa da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de três anos.






Comentários