quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Em sessão solene, Hildo Rocha destaca importância de Brasília para a integração nacional




O deputado federal Hildo Rocha, um dos poucos da bancada maranhense que consegue conciliar as ações parlamentares com as atividades de campanha pela reeleição, participou nesta terça-feira (03) de sessão solene em homenagem aos 96 anos de instalação da pedra fundamental que simboliza o início da construção de Brasília.

Parlamentares e participantes da sessão aproveitaram a comemoração para fazer duas reivindicações: que a Pedra Fundamental seja considerada Patrimônio Histórico Nacional e que o local onde está o monumento seja transformado em um museu ecológico, a céu aberto, que também incorpore a preservação do Cerrado.

O projeto de interiorização da capital do Brasil vem de antes da Independência do País, mas só começou a tomar forma em 1892, quando o Congresso aprovou a criação de uma Expedição Exploradora do Planalto Central. Ela ficou conhecida como Missão Cruls, porque o líder era o engenheiro belga Luis Cruls, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. Trinta anos depois, justamente no dia da comemoração do centenário da Independência, 7 de setembro de 1922, foi instalada a pedra fundamental da futura capital.

“Poucos brasileiros sabem que em sete de setembro, além de comemorarmos a proclamação da independência do Brasil, festeja-se também marco importante da consolidação de Brasília que foi o lançamento da pedra fundamental”, disse o parlamentar.

A pedra fundamental fica a 10 quilômetros de Planaltina, cidade fundada em 1859 e que, posteriormente, foi incorporada ao Distrito Federal. O marco físico da futura capital do Brasil que foi colocado entre os paralelos 15 e 20, considerado o ponto central do país, foi oficializado por meio de projeto de lei do deputado federal maranhense Rodrigues Machado.

Integração nacional

Hildo Rocha disse que Brasília inaugurou um novo e importante momento do país: a integração nacional. “A construção de Brasília teve impacto muito importante na integração das diversas regiões do Brasil e propiciou o desenvolvimento e o crescimento de várias cidades que, até então, estavam isoladas dos grandes centros urbanos do país, destacou o deputado.

Simbologia

Rocha destacou que para celebrar o centenário da independência, em sete de setembro de 1922, ao meio dia, o presidente Epitácio Pessoa, fez assentar a pedra fundamental da futura capital do país. “Brasília venceu o desafio que foi posto em sua criação e construção que foi a da modernização brasileira”, disse o deputado.

O parlamentar disse que Brasília consolidou definitivamente a sua função como capital tornando-se o centro verdadeiro da vida da nação brasileira. “Minhas homenagens aos homens e mulheres que batalharam por essa causa e aos brasileiros que no próximo dia sete celebram os 96 anos do lançamento da pedra fundamental da construção dessa cidade tão bela reconhecida como um dos mais importantes projetos urbanísticos e arquitetônicos da história mundial”, declarou Hildo Rocha.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André