"Sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos" ressalta prefeito Padre Domingos, durante aula inaugural do IFMA em Matões do Norte



"08 de setembro de 2018, vai ficar marcado na historia política e educacional de Matões do Norte. "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". E nós acreditamos que era possível Matões do Norte ter um Polo do IFMA para preparar nossos jovens, sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos, hoje temos a honra e a satisfação de ver este sonho realizado" Prefeito Padre Domingos 

Matões do Norte começa a colher os bons frutos das mudanças de rumo implantadas pelo prefeito Padre Domingos Costa, que apostou em uma gestão popular e participativa para transformar sonhos em realidade.

Neste sábado (8), Matões do Norte viveu o segundo dia histórico em menos de uma semana. é que nesta manhã,  o Instituto Federal do Maranhão - IFMA - realizou a aula inaugural do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária que pela primeira vez será ministrado no município.

Na última terça-feira (4), o município comemorou  o ineditismo de ser o terceiro colocado entre as 217 cidades maranhenses no ÍNDICE IDEB 2017, 

Ministrada pela professora e  coordenadora do curso técnico em nível médio do IFMA, Lívia Caroline Prazeres de Almeida; a aula que aconteceu no Salão Paroquial,  marca o início de uma nova era em Matões do Norte. 

Citando um famoso palestrante, o prefeito Padre Domingos ressalta "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". E nós acreditamos que era possível Matões do Norte ter um Polo do IFMA para preparar nossos jovens, sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos, hoje temos a honra e a satisfação de ver este sonho realizado" Conclui o prefeito.

Além do prefeito Padre Domingos, dos vereadores Joaquim da Agricultura e Valdenê Cunha; do secretário de Agricultura, Jhonata Sousa; também prestigiaram o evento, a Diretora Geral do IFMA, Doutora Lucimeire Amorim Castro; a Coordenadora do Curso Técnico em Nível Médio Lívia Caroline Prazeres de Almeida; a Coordenadora Local do Polo do IFMA Jaqueline Correa, além de servidores municipais e alunos aprovados pelo processo seletivo.

O prefeito Padre Domingos foi parabenizado pela diretora geral do IFMA, Lucimeire Castro; por conta da audaciosa iniciativa de tornar realidade o sonho de centenas de jovens nortematoenses que almejam por  uma educação profissionalizante de qualidade.

Lucimeire Castro destacou a firme determinação do gestor Padre Domingos em assumir os custos com a manutenção do polo IFMA de Matões, o que é uma amostra do compromisso desta gestão em fazer a verdadeira transformação através da educação. "O fortalecimento da Agricultura Familiar, Pecuária e cadeias produtivas são sinais de um gestor visionário que inclui em plano de gestão a formação de profissionais que certamente revolucionarão o sistema produtivo da região" concluiu a diretora 

O curso tem duração de dois anos com o total de 1390h presenciais. Todos os 100 alunos matriculados, usufruem de todos os direitos e prerrogativas de aluno regular do IFMA. 

 PERFIL PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 

 Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. 

 Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. 

 Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). 

 Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. 

 Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio.

  Realiza colheita e pós-colheita. 

 Realiza trabalhos na área agroindustrial. 

 Opera máquinas e equipamentos. 

 Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). 

 Comercializa animais. 

 Desenvolve atividade de gestão rural. 

 Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. 

 Projeta instalações rurais. 

 Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas.
 Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. 

 Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

A implantação do polo do IFMA em Matões do Norte é a realização de um sonho há muito acalentado. Garantir aos jovens e adultos do município uma formação qualificada e gratuita, assegurar aos agricultores, que seus filhos não precisam mais se ausentar de seu município e se separarem de seus familiares para se profissionalizarem sempre foi uma das bandeiras de luta do prefeito padre Domingos Costa.

O processo que resultou na implantação deste Polo do IFMA em Matões do Norte, é resultado da visão eficiente articulação da competente equipe de governo, composta pelo secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa; e do vereador Joaquim Vieira, - ambos com formação Agrícola pelo IFMA, e da secretaria de educação,  Erlone Mendes. 




Comentários