domingo, 9 de setembro de 2018

"Sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos" ressalta prefeito Padre Domingos, durante aula inaugural do IFMA em Matões do Norte




"08 de setembro de 2018, vai ficar marcado na historia política e educacional de Matões do Norte. "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". E nós acreditamos que era possível Matões do Norte ter um Polo do IFMA para preparar nossos jovens, sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos, hoje temos a honra e a satisfação de ver este sonho realizado" Prefeito Padre Domingos 

Matões do Norte começa a colher os bons frutos das mudanças de rumo implantadas pelo prefeito Padre Domingos Costa, que apostou em uma gestão popular e participativa para transformar sonhos em realidade.

Neste sábado (8), Matões do Norte viveu o segundo dia histórico em menos de uma semana. é que nesta manhã,  o Instituto Federal do Maranhão - IFMA - realizou a aula inaugural do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária que pela primeira vez será ministrado no município.

Na última terça-feira (4), o município comemorou  o ineditismo de ser o terceiro colocado entre as 217 cidades maranhenses no ÍNDICE IDEB 2017, 

Ministrada pela professora e  coordenadora do curso técnico em nível médio do IFMA, Lívia Caroline Prazeres de Almeida; a aula que aconteceu no Salão Paroquial,  marca o início de uma nova era em Matões do Norte. 

Citando um famoso palestrante, o prefeito Padre Domingos ressalta "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". E nós acreditamos que era possível Matões do Norte ter um Polo do IFMA para preparar nossos jovens, sonhamos junto com vocês, e juntos realizamos, hoje temos a honra e a satisfação de ver este sonho realizado" Conclui o prefeito.

Além do prefeito Padre Domingos, dos vereadores Joaquim da Agricultura e Valdenê Cunha; do secretário de Agricultura, Jhonata Sousa; também prestigiaram o evento, a Diretora Geral do IFMA, Doutora Lucimeire Amorim Castro; a Coordenadora do Curso Técnico em Nível Médio Lívia Caroline Prazeres de Almeida; a Coordenadora Local do Polo do IFMA Jaqueline Correa, além de servidores municipais e alunos aprovados pelo processo seletivo.

O prefeito Padre Domingos foi parabenizado pela diretora geral do IFMA, Lucimeire Castro; por conta da audaciosa iniciativa de tornar realidade o sonho de centenas de jovens nortematoenses que almejam por  uma educação profissionalizante de qualidade.

Lucimeire Castro destacou a firme determinação do gestor Padre Domingos em assumir os custos com a manutenção do polo IFMA de Matões, o que é uma amostra do compromisso desta gestão em fazer a verdadeira transformação através da educação. "O fortalecimento da Agricultura Familiar, Pecuária e cadeias produtivas são sinais de um gestor visionário que inclui em plano de gestão a formação de profissionais que certamente revolucionarão o sistema produtivo da região" concluiu a diretora 

O curso tem duração de dois anos com o total de 1390h presenciais. Todos os 100 alunos matriculados, usufruem de todos os direitos e prerrogativas de aluno regular do IFMA. 

 PERFIL PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 

 Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. 

 Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. 

 Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). 

 Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. 

 Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio.

  Realiza colheita e pós-colheita. 

 Realiza trabalhos na área agroindustrial. 

 Opera máquinas e equipamentos. 

 Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). 

 Comercializa animais. 

 Desenvolve atividade de gestão rural. 

 Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. 

 Projeta instalações rurais. 

 Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas.
 Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. 

 Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

A implantação do polo do IFMA em Matões do Norte é a realização de um sonho há muito acalentado. Garantir aos jovens e adultos do município uma formação qualificada e gratuita, assegurar aos agricultores, que seus filhos não precisam mais se ausentar de seu município e se separarem de seus familiares para se profissionalizarem sempre foi uma das bandeiras de luta do prefeito padre Domingos Costa.

O processo que resultou na implantação deste Polo do IFMA em Matões do Norte, é resultado da visão eficiente articulação da competente equipe de governo, composta pelo secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa; e do vereador Joaquim Vieira, - ambos com formação Agrícola pelo IFMA, e da secretaria de educação,  Erlone Mendes. 




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André