quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A trajetória vitoriosa de Junior Lourenço - 2008/2018: De prefeito a deputado Federal


Do palácio Raimundo Abraão Bezerra ao Palácio Nereu Ramos em uma década

A grande revelação da eleição majoritária de 2018 no Maranhão é sem dúvida o  líder politico Junior Lourenço, eleito o quarto deputado federal mais votado, com 117.033 votos.

Ex-prefeito de Miranda do Norte, sua terra natal, Junior Lourenço entrou na política em 2008, quando aos 30 anos de idade disputou a prefeitura do município e foi eleito e reeleito, administrando o município por oito anos, de 2009/2016, em seguida, elegeu Eduardo Belfort, seu sucessor com vantagem esmagadora, para o quadriênio 2017/2020. 

Lançou seu nome como candidato a uma vaga na Câmara Federal em Brasília, e de cara já entrou na disputa como amplo favorito, sempre figurando em todas as pesquisas como eleito entre os CINCO mais votados, fato que era avalizado por experientes analistas políticos.   

O resultado das urnas não só confirmaram as previsões, como as superaram, Junior Lourenço obteve 117.033 votos, ficando em QUARTO lugar. Em sua terra natal - Miranda do Norte -, Lourenço obteve 5.523 votos - 50,41% dos votos válidos.

A rápida e meteórica ascensão politica de Lourenço, que em uma década - 2008 a 2018 -, sai de prefeito de uma pequena cidade de 28 mil habitantes e 15.761 eleitores,  para deputado federal eleito com mais de cem mil votos, depois de vencer todas as disputas, além de dar a Junior o titulo de Estrela do Maranhão, como é chamado na região, mostra o perfil arrojado e dinâmico de uma liderança jovem, bem articulada politicamente e com extrema habilidade para agregar apoios e forças politicas em torno de um objetivo.             

Ao atingir o ápice de sua carreira política, Junior chega a Brasilia respaldado por 111 mil votos, isso nos instiga a uma breve analise sobre suas trajetória e  os pleito que disputou direta ou indiretamente -2008, 2012 e 2016.

2008 - Junior Lourenço vence sua primeira eleição

Em 2008 a então prefeita Áurea Bonfim (PSDB), decide não concorrer à reeleição. A disputa fica entre três candidatos, o médico Dr. Pereira (PT), o empresário Antonio Prestação (PDT) e o jovem contador Junior Lourenço (PTB). 

Polarizada entre Junior Lourenço e Dr. Pereira, a eleição foi eletrizante e resultou na vitoria de Lourenço, com 4.619 votos (49%), contra 3.598 votos (38%)  de Dr Pereira; e 1.151 votos (12%) de A. Prestação. 

Abstenção 20%

 eleitorado 12.660. 

2012 - Junior Lourenço volta a vencer e assegura a reeleição 

Chega ao fim o primeiro mandato, e JL se coloca como candidato à reeleição, a oposição lança dois candidatos, o empresário Antonio Prestação, agora pelo PPS e a advogada Betânia (PCdoB). 

Até então nenhum prefeito tinha conseguido ser reeleito em Miranda do Norte, Lourenço quebra este tabu e se reelege com ampla maioria. 

Com uma abstenção de 20,72% e um eleitorado de 14.353, Júnior obteve 6.123 votos (57.82%), contra 4.240 votos (40,04%) de Antonio Prestação e 226 votos (2,13%) de Drª Betânia.



2016 - Lourenço elege o sucessor 

Prefeito reeleito, Junior Lourenço escolhe Eduardo Belfort - NEGÃO - como candidato a sua sucessão e mais uma vez faz história. 

Um uma acirrada campanha acirrada, onde a oposição usou e abusou de métodos ilegais, Lourenço vence Junior Amorim (PCdoB), candidato do governador Flavio Dino, derrotando a maquina estatal e todo o esquema.

Com abstenção de  17,36%, eleitorado: 16.286, Negão obteve 7.606 (59,81%) contra 5.110 (40,19%) de Junior Amorim e Prestação.



A retrospectiva de números e fatos mostram de forma clara e inequívoca  que em 2008 nasce um grande líder político, que vai se fortalecendo e se estruturando a cada novo pleito, e aos poucos vai se confirmando como fenômeno administrativo e eleitoral. 

Carismático, competente e com grande habilidade administrativa, Junior Lourenço agregou ao seu redor um forte e compacto grupo politico.  cercado de um secretariado competente e esforçado, ele se destaca com gestor que vai em busca de recursos para o município.

Durante os oito anos de mandato, sempre esteve entre os 10 melhores prefeitos do Maranhão. A soma de tudo isso explica a popularidade recorde em Miranda do Norte e região, - acima de 85% -, e  consequentemente as QUATRO vitorias consecutivas nas urnas.  Em dez anos, Junior Lourenço saí do Palácio Raimundo Abraão Bezerra e chega ao Palácio Nereu Ramos com mais de 111 mil votos.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa