quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A trajetória vitoriosa de Junior Lourenço - 2008/2018: De prefeito a deputado Federal



Do palácio Raimundo Abraão Bezerra ao Palácio Nereu Ramos em uma década

A grande revelação da eleição majoritária de 2018 no Maranhão é sem dúvida o  líder politico Junior Lourenço, eleito o quarto deputado federal mais votado, com 117.033 votos.

Ex-prefeito de Miranda do Norte, sua terra natal, Junior Lourenço entrou na política em 2008, quando aos 30 anos de idade disputou a prefeitura do município e foi eleito e reeleito, administrando o município por oito anos, de 2009/2016, em seguida, elegeu Eduardo Belfort, seu sucessor com vantagem esmagadora, para o quadriênio 2017/2020. 

Lançou seu nome como candidato a uma vaga na Câmara Federal em Brasília, e de cara já entrou na disputa como amplo favorito, sempre figurando em todas as pesquisas como eleito entre os CINCO mais votados, fato que era avalizado por experientes analistas políticos.   

O resultado das urnas não só confirmaram as previsões, como as superaram, Junior Lourenço obteve 117.033 votos, ficando em QUARTO lugar. Em sua terra natal - Miranda do Norte -, Lourenço obteve 5.523 votos - 50,41% dos votos válidos.

A rápida e meteórica ascensão politica de Lourenço, que em uma década - 2008 a 2018 -, sai de prefeito de uma pequena cidade de 28 mil habitantes e 15.761 eleitores,  para deputado federal eleito com mais de cem mil votos, depois de vencer todas as disputas, além de dar a Junior o titulo de Estrela do Maranhão, como é chamado na região, mostra o perfil arrojado e dinâmico de uma liderança jovem, bem articulada politicamente e com extrema habilidade para agregar apoios e forças politicas em torno de um objetivo.             

Ao atingir o ápice de sua carreira política, Junior chega a Brasilia respaldado por 111 mil votos, isso nos instiga a uma breve analise sobre suas trajetória e  os pleito que disputou direta ou indiretamente -2008, 2012 e 2016.

2008 - Junior Lourenço vence sua primeira eleição

Em 2008 a então prefeita Áurea Bonfim (PSDB), decide não concorrer à reeleição. A disputa fica entre três candidatos, o médico Dr. Pereira (PT), o empresário Antonio Prestação (PDT) e o jovem contador Junior Lourenço (PTB). 

Polarizada entre Junior Lourenço e Dr. Pereira, a eleição foi eletrizante e resultou na vitoria de Lourenço, com 4.619 votos (49%), contra 3.598 votos (38%)  de Dr Pereira; e 1.151 votos (12%) de A. Prestação. 

Abstenção 20%

 eleitorado 12.660. 

2012 - Junior Lourenço volta a vencer e assegura a reeleição 

Chega ao fim o primeiro mandato, e JL se coloca como candidato à reeleição, a oposição lança dois candidatos, o empresário Antonio Prestação, agora pelo PPS e a advogada Betânia (PCdoB). 

Até então nenhum prefeito tinha conseguido ser reeleito em Miranda do Norte, Lourenço quebra este tabu e se reelege com ampla maioria. 

Com uma abstenção de 20,72% e um eleitorado de 14.353, Júnior obteve 6.123 votos (57.82%), contra 4.240 votos (40,04%) de Antonio Prestação e 226 votos (2,13%) de Drª Betânia.



2016 - Lourenço elege o sucessor 

Prefeito reeleito, Junior Lourenço escolhe Eduardo Belfort - NEGÃO - como candidato a sua sucessão e mais uma vez faz história. 

Um uma acirrada campanha acirrada, onde a oposição usou e abusou de métodos ilegais, Lourenço vence Junior Amorim (PCdoB), candidato do governador Flavio Dino, derrotando a maquina estatal e todo o esquema.

Com abstenção de  17,36%, eleitorado: 16.286, Negão obteve 7.606 (59,81%) contra 5.110 (40,19%) de Junior Amorim e Prestação.



A retrospectiva de números e fatos mostram de forma clara e inequívoca  que em 2008 nasce um grande líder político, que vai se fortalecendo e se estruturando a cada novo pleito, e aos poucos vai se confirmando como fenômeno administrativo e eleitoral. 

Carismático, competente e com grande habilidade administrativa, Junior Lourenço agregou ao seu redor um forte e compacto grupo politico.  cercado de um secretariado competente e esforçado, ele se destaca com gestor que vai em busca de recursos para o município.

Durante os oito anos de mandato, sempre esteve entre os 10 melhores prefeitos do Maranhão. A soma de tudo isso explica a popularidade recorde em Miranda do Norte e região, - acima de 85% -, e  consequentemente as QUATRO vitorias consecutivas nas urnas.  Em dez anos, Junior Lourenço saí do Palácio Raimundo Abraão Bezerra e chega ao Palácio Nereu Ramos com mais de 111 mil votos.   




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André