sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Matões do Norte abraça Campanha Novembro Azul e realiza ações de prevenção ao câncer de próstata


Considerando que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, e que conforme dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil, devido o câncer de próstata, somente em 2018 serão registrados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata e, cerca de 13 mil homens devem morrer vitimas da doença. 

Certos de que a única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, a Prefeitura de Matões do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida os nortematoenses do sexo masculino com idade a partir de 45 anos para participarem das atividades da Campanha Novembro Azul a serem realizadas na próxima terça-feira (27), a partir das 8h da manhã, no Centro Avançado de Saúde José Araújo.

Na oportunidade serão realizadas ações múltiplas, como:

- Palestra e consulta médica, com o especialista, Dr. Carlos Cortez.

- Dinâmica de grupo com Jackson Araujo.

- Exames de PSA

- Aferição de Pressão Arterial

Um torneio de futebol na Quadra Benedito Dutra marcará o fechamento do Novembro Azul em Matões do Norte.    

"A prevenção é o meio mais pratico e eficaz de os homens  evitarem dores físicas, emocionais e sofrimento. Quem se previne e adere a campanha, vive mais e com mais qualidade, seja inteligente, prestigie a campanha" Ressalta o prefeito Domingos Costa.


O QUE: CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

QUANDO: TERÇA-FEIRA (27) - 8h da MANHÃ

ONDE: CENTRO AVANÇADO DE SAÚDE JOSÉ ARAÚJO - CENTRO - MATÕES DO NORTE

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO 

Vale lembrar que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa