Miranda do Norte abraça campanha Novembro Azul

 "Homem que se cuida não perde o melhor da vida, previna-se"

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estatísticas apontam que em 2018 serão registrados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata e, cerca de 13 mil homens devem morrer vitimas da doença. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Considerando que a única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Miranda do Norte deflagra em todo o município a Campanha Novembro Azul direcionada especificamente para o público masculino.

Durante todo o mês de novembro a SEMUS realizará atividades voltadas para a prevenção e combate ao câncer de próstata, com ações múltiplas e diversas voltadas para a saúde do homem, envolvendo:
* Gincanas

* Panfletagens

* Rodas de conversa 

* Ações educativas com distribuição de folders

* Palestras com temas variados versando sobre a saúde do homem       

* Exames de prevenção ao câncer de próstata

* Testes rápidos de HIV,  hepatites B e C  e sífilis.


A SEMUS torna público o cronograma das atividades nas UBS - Unidades Básicas de Saúde do município: 

DATA    -     DIA       -     TURNO   -   LOCAL  -

07/11 -  QUARTA-FEIRA -   MANHÃ - UBS - SANTA BÁRBARA   

13/11 -  TERÇA-FEIRA  -    MANHÃ - UBS - SANTA CRUZ I

14/11 -  QUARTA-FEIRA -   MANHÃ - UBS - TRIANGULO

19/11 -  SEGUNDA-FEIRA - MANHÃ - UBS - PINDOVAL 

20/11 - TERÇA-FEIRA      -  MANHÃ - UBS - SANTA CRUZ II

21/11 - QUARTA-FEIRA   -   MANHÃ - UBS - BAIRRO NOVO I e II

22/11 - QUINTA-FEIRA    -   MANHÃ - UBS - CAMPESTRE

A secretária de saúde do município, Alexandra Reis ressalta a importância dos homens aderirem a Campanha Novembro Azul. "Muitas doenças poderiam ser evitadas, se os homens procurassem os serviços de saúde, evitando dores físicas, emocionais e o sofrimento dos ente queridos, para evitar todo esse calvário, basta ir à UBS mais próxima de sua casa e aderir a campanha" Conclui Alexandra.      

Vale lembrar que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.





Comentários