quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Se engana quem pensa que Rede Social é “Terra de Ninguém”!




Desde que as redes sociais se tornaram palanque eletrônico e lugar comum, onde as pessoas despejam todo tipo de conteúdo, sem se preocuparem com a procedência, veracidade, coerência e importância do que diz, escreve ou compartilha, passamos a conviver com uma macabra e tenebrosa realidade.

Movidos por uma coragem virtual que lhes faltaria em um conversa cara a cara, muitos aproveitam o espaço virtual para desferir ataques grosseiros, injustos, rasteiros; e o pior, muitas vezes com conteúdo caluniosos, e difamatórios. 

Sem nenhuma fundamentação, por miníma que seja, esses conteúdos quase sempre encontram acolhida e até fazem sucesso entre, os menos informados,  os de baixa formação escolar e cultural; e os mal intencionados, que são o público alvo desse tipo de publicação.

Não é surpresa e nem novidade que as administrações públicas em todas as instancias tenham se  transformado em alvo fácil e predileto desse modelo pernicioso de contra informação apócrifa e danosa. 

A propósito, como jornalista especialista em assessoria de comunicação, tenho observado nos mais de 200 grupos em que participo nas redes sociais ataques dos mais diversos e variados. Mas vou me ater a um caso especifico como exemplo. O do prefeito de Matões do Norte, padre Domingos Costa.

A gestão do município vem  sendo alvo de uma campanha virtual, orquestrada, covarde e leviana com o objetivo claro de desconstruir e criminalizar a imagem da administração municipal.   

Os métodos utilizados para tal fim, são os mesmos já manjados e cansados; deturpar ações do executivo, criar factoides, desvirtuar atitudes do gestor, diminuir a importância das realizações e conquistas da administração, e o pior; colocar em dúvida a postura ética e moral do prefeito, criando fatos inexistentes ou atribuindo a ele falas e atos inexistentes.

Toda essa avalanche de fake news, ou notícias falsas que produz efeitos danosos a gestão, são produzidas por conhecidos e específicos grupos formados por: oposicionistas, derrotados e vencidos nas urnas; pessoas que tiveram interesses contrariados; aproveitadores e oportunistas, que usam de chantagem para obter vantagens pessoais; e aqueles de má índole que atacam por atacar.

Diante de todo esse nefasto caldo de aberrações e monstruosidades, a assessoria de comunicação, responsável pela imagem institucional do gestor e da administração, cumpre o seu papel legal, que é construir e fortalecer a imagem da gestão, informando de modo amplo e diverso todas as ações do executivo, tornando público as atividades e realizações da gestão.

Vale esclarecer aos desavisados, que não cabe e não é papel da assessoria entrar em discussões e bate bocas improdutivos, cansativos e inócuos sobre temas que dizem respeito única e exclusivamente ao chefe do executivo municipal, e que só a ele cabe a decisão de responder ou não, e em momento que achar oportuno, através de nota ou comunicado, e nunca em bate bocas ou troca de ofensas nas redes sociais como muitos imaginam, ou esperam.

Os embates democráticos são combustível para a democracia, e o direito ao contraditório é prerrogativa constitucional,  mas para para que surtam efeito, eles precisam ser realizados em local apropriado e sempre fundamentados na verdade, na ética, na moral e na dignidade, o que foge disso não passa de mimimi e choro derrotado.

Em ocasião oportuna voltarei ao assunto com mais calma e detalhes.  

Abimael Costa., 53, jornalista.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André