quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Se engana quem pensa que Rede Social é “Terra de Ninguém”!



Desde que as redes sociais se tornaram palanque eletrônico e lugar comum, onde as pessoas despejam todo tipo de conteúdo, sem se preocuparem com a procedência, veracidade, coerência e importância do que diz, escreve ou compartilha, passamos a conviver com uma macabra e tenebrosa realidade.

Movidos por uma coragem virtual que lhes faltaria em um conversa cara a cara, muitos aproveitam o espaço virtual para desferir ataques grosseiros, injustos, rasteiros; e o pior, muitas vezes com conteúdo caluniosos, e difamatórios. 

Sem nenhuma fundamentação, por miníma que seja, esses conteúdos quase sempre encontram acolhida e até fazem sucesso entre, os menos informados,  os de baixa formação escolar e cultural; e os mal intencionados, que são o público alvo desse tipo de publicação.

Não é surpresa e nem novidade que as administrações públicas em todas as instancias tenham se  transformado em alvo fácil e predileto desse modelo pernicioso de contra informação apócrifa e danosa. 

A propósito, como jornalista especialista em assessoria de comunicação, tenho observado nos mais de 200 grupos em que participo nas redes sociais ataques dos mais diversos e variados. Mas vou me ater a um caso especifico como exemplo. O do prefeito de Matões do Norte, padre Domingos Costa.

A gestão do município vem  sendo alvo de uma campanha virtual, orquestrada, covarde e leviana com o objetivo claro de desconstruir e criminalizar a imagem da administração municipal.   

Os métodos utilizados para tal fim, são os mesmos já manjados e cansados; deturpar ações do executivo, criar factoides, desvirtuar atitudes do gestor, diminuir a importância das realizações e conquistas da administração, e o pior; colocar em dúvida a postura ética e moral do prefeito, criando fatos inexistentes ou atribuindo a ele falas e atos inexistentes.

Toda essa avalanche de fake news, ou notícias falsas que produz efeitos danosos a gestão, são produzidas por conhecidos e específicos grupos formados por: oposicionistas, derrotados e vencidos nas urnas; pessoas que tiveram interesses contrariados; aproveitadores e oportunistas, que usam de chantagem para obter vantagens pessoais; e aqueles de má índole que atacam por atacar.

Diante de todo esse nefasto caldo de aberrações e monstruosidades, a assessoria de comunicação, responsável pela imagem institucional do gestor e da administração, cumpre o seu papel legal, que é construir e fortalecer a imagem da gestão, informando de modo amplo e diverso todas as ações do executivo, tornando público as atividades e realizações da gestão.

Vale esclarecer aos desavisados, que não cabe e não é papel da assessoria entrar em discussões e bate bocas improdutivos, cansativos e inócuos sobre temas que dizem respeito única e exclusivamente ao chefe do executivo municipal, e que só a ele cabe a decisão de responder ou não, e em momento que achar oportuno, através de nota ou comunicado, e nunca em bate bocas ou troca de ofensas nas redes sociais como muitos imaginam, ou esperam.

Os embates democráticos são combustível para a democracia, e o direito ao contraditório é prerrogativa constitucional,  mas para para que surtam efeito, eles precisam ser realizados em local apropriado e sempre fundamentados na verdade, na ética, na moral e na dignidade, o que foge disso não passa de mimimi e choro derrotado.

Em ocasião oportuna voltarei ao assunto com mais calma e detalhes.  

Abimael Costa., 53, jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa