Hildo Rocha destaca importância do 1º Prêmio BIM da Administração Pública



Relator de um Projeto de Lei que obriga o serviço público a utilizar a Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção, o deputado federal Hildo Rocha destacou a importância da entrega do 1º Prêmio BIM da Administração Pública que foi realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) é um método de planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação. A modelagem oferece suporte a projetos ao longo de todas suas fases, oferecendo uma análise precisa dos processos e possibilitando mais proficiência na gestão dos recursos financeiros.

“Por meio dessa tecnologia, é possível diminuir custos de obras públicas e torna-las mais eficientes, sem falhas na concepção e na execução. Portanto, é um modelo que deve ser adotado por órgãos da administração pública direta, em todos os estados e municípios brasileiros”, argumentou Hildo Rocha

Frente parlamentar

A frente parlamentar, criada em 2015, tem por objetivo estimular os órgãos da administração pública a adotarem o método na contração de obras de edificações e de infraestrutura; incentivar a adoção do BIM nas empresas de projetos contratadas pela administração pública; disseminar as melhores práticas de uso de BIM na construção civil aos órgãos da administração pública; fomentar o ensino e a pesquisa sobre BIM nas universidades e nas instituições de ensino técnico; além de promover iniciativas de sucesso no uso de BIM, divulgando seus resultados no âmbito da administração pública.

Categorias

O Prêmio BIM possui três categorias.

Contratante: para órgãos da administração pública que tenham contratado a elaboração de projetos, a execução ou ainda o gerenciamento de obras de edificações ou de infraestrutura em BIM, executadas no território nacional, com comprovados ganhos de produtividade, qualidade, redução de custos, entre outros eventuais benefícios.

Projetista: destinada a empresas projetistas contratadas pela administração pública.

Educacional: para universidades, centros universitários e instituições de ensino técnico, públicos e privados, que tenham implantado disciplinas focadas na temática BIM.

Finalistas

Durante o evento, que ocorreu no salão nobre da Câmara Federal, foram premiadas pela frente parlamentar as seguintes instituições.

Categoria Contratante

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)

Categoria Projetista

MD Brasil Arquitetos

2º Batalhão Ferroviário (Exército Brasileiro)

Comissão Regional de Obras 5 (Exército Brasileiro)

Categoria Educacional

Escola Senai "Orlando Laviero Ferraiuolo"

Universidade Federal de Viçosa

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia



Comentários