Em dia histórico, Câmara de Vereadores de Matões do Norte homenageia nortematoense vítima de feminicídio



Câmara de Vereadores de Matões escreve mais um capitulo na história da defesa dos direitos das mulheres e do combate ao feminicídio.  

Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Matões do Norte aprovou por unanimidade durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (30), a Lei Edna Maria da Silva de Sousa, que institui 08 de Março, como o Dia Municipal de Luta Contra o FEMINICÍDIO e o Dia da Mulher Nortematoense.


Digna de aplausos, a ação do legislativo municipal mostra a forte e saudável sintonia entre a casa do povo e os nortematoenses. Conforme o vereador Joaquim Vieira, presidente da casa, a Câmara trabalha intensamente para  cumprir de forma exemplar o seu papel, que é o de ser fórum privilegiado para onde devem ser levadas as discussões e a busca do consenso com vistas ao desenvolvimento e o bem-estar coletivo.



"O Legislativo municipal é o canal que une a comunidade ao Executivo, aqui os anseios viram projetos e os sonhos viram conquistas. Está legislatura está certa de que a Câmara de Vereadores deve ser cada vez mais transparente e aberta à participação da sociedade e democrática em suas atividades" diz o presidente da Casa.
  

Iniciativa da Pastoral da Juventude, aprovada por ocasião da ROMARIA DA JUVENTUDE, abraçada  e apoiada integralmente pela prefeitura de Matões do Norte, através da Coordenadoria Municipal das Políticas para as mulheres e Direitos Humanos de Matões do Norte, a Lei Nº. 003/2019, presta uma homenagem póstuma a Edna Maria da Silva de Sousa, uma nortematoense de 36 anos, vitima de FEMINICÍDIO, assassinada a facadas pelo ex-marido, na cidade paulista de Campinas, em 23 de março de 2017. O bárbaro caso de feminicídio repercutiu em todo o Brasil. RELEMBRE O CASO AQUI   


Familiares de Edna Maria, integrantes da Pastoral da Juventude e da Coordenadoria Municipal das Políticas para as mulheres e Direitos Humanos de Matões do Norte participaram ativamente da sessão histórica.

Além de integrante da Pastoral da Juventude, Edna Maria também prestou inúmeros serviços ao município, e atuou em defesa das causas sociais e da igreja católica na Pastoral da Juventude.

CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA A CONTRATAR PESSOAL DE FORMA TEMPORÁRIA

Na mesma sessão a Câmara autorizou o Executivo a efetuar a contratação temporária de pessoal com o objetivo de preencher funções e cargos indispensáveis, em caráter provisório e de excepcional interesse público.   

Enquanto o Projeto de Lei Nº.001/2019 que dispõe sobre autorização, para contratação pelo poder Executivo Municipal de Profissionais temporários, pelo período de Seis meses foi aprovado pela Casa, o PL 02/2019, que trata da autorização, para contratação pelo poder Executivo Municipal, de profissionais temporários, mediante processo seletivo público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal, foi encaminhado para análise nas Comissões Internas da Casa.

Defensor intransigente dos Diretos das Mulheres, o prefeito do município, padre Domingos Costa deve sancionar nas próximas horas a Lei Edna Maria da Silva de Sousa.  







Comentários