sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Com salários atrasados, garis de Itapecuru Mirim denunciam perseguição política e ameaças de demissão





Conforme denúncias formalizadas ao Núcleo Regional da Defensoria Pública em Itapecuru-Mirim, além de estar com salários e 13º atrasados, alguns garis ainda estariam sofrendo perseguições políticas e ameaças de demissão.

Segundo o grupo que esteve no núcleo, um indicativo de greve dos garis, teria sido o estopim da crise. 

Com base nas graves denúncias, o defensor público Alex Pacheco Magalhães, solicitou a prefeitura municipal de Itapecuru-Mirim, informações, documentos e providências sobre a atual situação dos garis. 

No ofício enviado ao executivo municipal, o defensor Alex Pacheco, ressalta “cumpre informar à população que os trabalhadores, a exemplo dos garis, possuem direitos assegurados constitucionalmente, conforme rol enumerado no artigo 7º, da Constituição Federal de 1988. Além disso, o artigo 9º da Carta Fundamental e o artigo 1º da Lei nº 7.783/1989 estabelece que ‘é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender’”.

No mesmo documento o defensor público também recomenda a regularização financeira da categoria. “O gari exerce um papel relevante na manutenção da limpeza urbana e rural de nossas cidades. Eles são aqueles que fazem o que ninguém quer fazer: coletar lixo. Assim, a Defensoria Pública estará acompanhando de perto a situação dos garis e das demais categorias, sempre em busca da garantia e promoção dos direitos dos vulneráveis e hipervulneráveis”, pontuou Alex Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa