Hildo Rocha trata sobre benefícios para famílias de baixa renda, com Secretário Nacional de Habitação


O deputado federal Hildo Rocha se reuniu com o Secretário Nacional de Habitação do Governo Federal, Dr. Celso Toshito Matsuda para tratar sobre a última portaria do Governo Federal que selecionou entidades com a finalidade de construir milhares de casas populares para famílias de baixa renda, especialmente, moradores de áreas rurais do Brasil, principalmente do Maranhão.

Também participou do encontro, a Sra. Maria Alves, dirigente de uma entidade nacional que defende a política de habitação rural. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Nacional de Habitação em Brasília, na semana passada.

De acordo com Hildo Rocha, é necessário que haja um acompanhamento acerca dos projetos, principalmente neste começo de ano, pois dentro da reforma administrativa feita pelo presidente Jair Bolsonaro houve uma mudança significativa em relação a política de habitação popular que foi para o Ministério do Desenvolvimento Regional.

“O setor de habitação rural antes fazia parte das atribuições do Ministério das Cidades. Agora, essas ações estão no âmbito no Ministério do Desenvolvimento Regional. Portanto, não podemos descuidar, temos que mostrar a importância da política de Habitação rural, cobrar, lembrar, pedir e insistir, afinal, a procura é bem maior do que a disponibilidade orçamentária. Então, se não tiver alguém para pressionar e sensibilizar os gestores dificilmente as ações irão chegar ao povo pobre do nosso Estado”, explicou Hildo Rocha.

Programas habitacionais não serão interrompidos

Hildo Rocha destacou que o Secretário deu uma notícia tranquilizadora. “Dr. Celso nos afirmou que os programas habitacionais não serão encerrados, terão continuidade. Essa é uma boa notícia. Entretanto, o novo governo vai fazer mudanças, os programas ganharão nova roupagem”, explicou.

Recursos financeiros

No que se refere à questão dos recursos financeiros, Dr. Celso informou que a Secretaria Nacional de Habitação está buscando meios para conseguir os recursos, no âmbito do Ministério da Economia. “Nós saímos da reunião bastante animados porque percebemos que realmente o Secretário Celso está disposto a manter o programa de Habitação Rural que é de fundamental importância para a melhoria de vida de trabalhadores rurais, pescadores, principalmente para aqueles que moram em quilombos, áreas extrativistas e tribos indígenas do Maranhão e do Brasil” declarou Hildo Rocha.

Soluções possíveis

O deputado ressaltou que o Secretário apresentou as possíveis soluções a fim de que as famílias que foram selecionadas para receber casas dignas. “Milhares de famílias de baixa renda esperam a oportunidade de sair das casas inadequadas onde moram, cobertas de palha com paredes de barro, para casas de melhor qualidade, de tijolo cobertas de telha”, frisou Hildo Rocha.

“A nossa reunião de trabalho foi bastante proveitosa. Nós saímos bastante otimistas, confiantes de que a população mais humilde do nosso Estado não deixará de ser beneficiada por ações do governo federal, no que se refere aos programas habitacionais”, afirmou Maria Alves, líder comunitária e política que está à frente de uma grande mobilização a fim de organizar e fortalecer entidades envolvidas na construção de casas populares rurais.

Comentários