quinta-feira, 21 de março de 2019

Incentivo a agricultura familiar em Matões do Norte abre novos horizontes para o pequeno produtor


Prefeitura apresenta novo modelo do PNAE a pequenos produtores 

A valorização do pequeno produtor e o apoio a agricultura familiar através da implementação de políticas públicas direcionadas ao homem do campo é uma das prioridades do governo popular e participativo do prefeito padre Domingos Costa.

De origem humilde e filho de lavrador, o prefeito padre Domingos conhece de perto as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores, por isso é sensível a causa do homem do campo. 
Com 70% de sua área localizada na zona rural, Matões do Norte tem um potencial inato a ser explorado nas áreas da agricultura, pecuária e piscicultura.  


Nesta quinta-feira (21), pequenos produtores rurais de Matões do Norte estiveram na Câmara de Vereadores com o objetivo de conhecerem o novo Modelo de Execução do Programa Nacional de Alimentação escolar PNAE. 

A principal mudança, é que a partir deste ano, o processo de inclusão no programa será realizado mediante processo licitatório de caráter individual de cada produtor, onde o recurso será diretamente depositado na conta do agricultor familiar, fortalecendo a economia local e aumentando a produção no município.

Com a presença do prefeito Padre Domingos, do secretário municipal de Agricultura e do presidente da Câmara de Vereadores, o evento reuniu cerca de 60 produtores de 15 comunidades aptos a fornecer produtos para a merenda escolar da rede municipal de ensino no ano 2019.

A determinação da gestão municipal é ampliar o percentual de produtos naturais - agrícola ´pecuária - na produção da merenda escolar. O objetivo é assegurar a geração de emprego e renda na zona rural, garantir a permanência do homem no campo, além de melhorar a qualidade de vida em todo o município e incentivar a circulação de capital no comercio local, além de assegurar uma alimentação saudável, rica em nutrientes e produzida em nosso município.    

Além do do prefeito Padre Domingos, do secretário municipal de Agricultura, Jhonata Sousa; e do presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Vieira; também participaram do evento, a primeira-dama e secretária de educação, Geys Pierrot; o procurador geral do município, Neto Barros; o assessor contábil, Renato Maia; representantes da AGERP, vereadores Josué Muniz, Antonio Rodrigues Filho, além de presidentes de associações rurais e dezenas Agricultores Familiares que fornecem alimentos para a Compra Local .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa