quinta-feira, 21 de março de 2019

Março Lilás mobiliza mulheres em Miranda do Norte



Em Miranda do Norte, a Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS está mobilizando o público feminino de todas as idades para participar das ações e atividades inerentes a campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, a campanha Março Lilás.

O objetivo da SEMUS é informar, estimular e mobilizar a população feminina a intensificar os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, a campanha também visa alertar sobre os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

No período de 25 a 28 de março, a SEMUS intensificará atividades direcionadas as mulheres, com ações diversificadas nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma divulgado.

Segunda-feira (25)

Manhã

UBS Santa Bárbara

Terça-feira (26)

Manhã

UBS Bairro Novo I

Quarta-feira (27)

Manhã

UBS Triângulo

UBS Bairro Novo II

Quinta-feira (28)

Manhã

UBS Santa Cruz I

Tarde

UBS Santa Cruz II

Pindoval



Atividades como, palestras sobre saúde e autoestima da mulher, dinâmicas de grupo, consultas médica e de enfermagem; exame papanicolau, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C; teste de glicemia e aferição de pressão serão aplicadas nas UBS.

O objetivo da SEMUS é informar, estimular e mobilizar a população feminina a intensificar os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, a campanha também visa alertar sobre os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

O QUE: Campanha Março Lilás

QUANDO: De 25 a 28 de março

ONDE: Unidades Básicas de Saúde do município

CONTATO: (98) 98137 9943



CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO MA

No Maranhão e na região Norte, o câncer de colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente inclusive do câncer de mama. Apesar desses dados desoladores, esse é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais.

SAIBA MAIS

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolaou, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *