quinta-feira, 21 de março de 2019

Março Lilás mobiliza mulheres em Miranda do Norte


Em Miranda do Norte, a Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS está mobilizando o público feminino de todas as idades para participar das ações e atividades inerentes a campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, a campanha Março Lilás.

O objetivo da SEMUS é informar, estimular e mobilizar a população feminina a intensificar os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, a campanha também visa alertar sobre os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

No período de 25 a 28 de março, a SEMUS intensificará atividades direcionadas as mulheres, com ações diversificadas nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma divulgado.

Segunda-feira (25)

Manhã

UBS Santa Bárbara

Terça-feira (26)

Manhã

UBS Bairro Novo I

Quarta-feira (27)

Manhã

UBS Triângulo

UBS Bairro Novo II

Quinta-feira (28)

Manhã

UBS Santa Cruz I

Tarde

UBS Santa Cruz II

Pindoval



Atividades como, palestras sobre saúde e autoestima da mulher, dinâmicas de grupo, consultas médica e de enfermagem; exame papanicolau, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C; teste de glicemia e aferição de pressão serão aplicadas nas UBS.

O objetivo da SEMUS é informar, estimular e mobilizar a população feminina a intensificar os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, a campanha também visa alertar sobre os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

O QUE: Campanha Março Lilás

QUANDO: De 25 a 28 de março

ONDE: Unidades Básicas de Saúde do município

CONTATO: (98) 98137 9943



CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO MA

No Maranhão e na região Norte, o câncer de colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte por câncer entre as mulheres, estando à frente inclusive do câncer de mama. Apesar desses dados desoladores, esse é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais.

SAIBA MAIS

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolaou, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa