segunda-feira, 22 de abril de 2019

Em Sessão Solene, Hildo Rocha enaltece a capital federal: “Brasília é o berço da democracia brasileira”



Durante Sessão Solene em homenagem aos 59 anos de fundação de Brasília, o deputado federal Hildo Rocha elencou aspectos históricos da capital federal e destacou, o que segundo o parlamentar é, na atualidade, a principal característica da cidade: “Brasília é o berço da democracia brasileira. Por ocasião de alguma votação importante, na Câmara Federal, pessoas do Brasil inteiro enchem as galerias cobrando os parlamentares, exercendo a cidadania, fortalecendo a nossa democracia”, declarou o deputado.




Polêmica prolongada

Rocha disse que a construção de Brasília gerou polêmicas e continua despertando intensos debates. “No livro Por Que Construí Brasília Juscelino Kubitscheck afirma que Brasília foi a mais longa polêmica que se travou no país. Nasceu no período colonial, atravessou todo o império, continuou na república e no início do seu governo ainda estava lá. Quando decidiu pela construção da nova capital a controvérsia permaneceu e manteve-se viva durante a construção, na inauguração de 21 de abril de 1960 e ainda no tempo em que o ex-presidente redigiu a referida obra. Ao comemorarmos os 59 anos da nossa capital federal, ouso dizer que a polêmica descrita pelo estadista brasileiro não foi encerrada”, afirmou. 

Cidade majestosa e incomparável

De acordo com o deputado, não há nada no mundo sequer comparável à capital do Brasil em termos de projeto urbanístico ou traço dos seus edifícios. Ele citou no seu pronunciamento, a conversa que Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, teve com Juscelino Kubitscheck, sobre a sua visão de Brasília, durante sua viagem à capital. “A ideia que Gagarin teve foi a de que estava desembarcando num planeta diferente que não era a terra”, desse o deputado.

Desenvolvimento do interior brasileiro

O deputado enfatizou que o objetivo em torno da qual gravitou a ideia da nova capital sempre foi o da levar o progresso para a área central do país. “Assim ocorreu porque o desenvolvimento do Brasil sempre foi muito concentrado no litoral, deixando espaços imensos no interior sem ocupação, sem prosperidade, sem perspectivas”, argumentou.

Sucesso grandioso

Hildo Rocha exaltou o êxito alcançado pelo autor da ideia de levar a capital do país para o Planalto Central. “Brasília alcançou um sucesso estrondoso. Com quase 3 milhões de habitantes, é a unidade da federação com maior PIB per capta, o Distrito Federal tornou-se um centro irradiador de desenvolvimento para o Planalto Central, especialmente para as áreas vizinhas dos Estados de Goiás e Minas Gerais”, declarou o deputado.

Cidade em permanente construção

Segundo o parlamentar, Brasília é uma cidade ainda em processo de construção de uma identidade própria. “Foi apenas recentemente, durante o censo de 2010 que o Distrito Federal passou a ter a maioria de habitantes nascida no seu próprio território. 

Rocha finalizou o pronunciamento com uma vibrante saudação aos brasilienses. “Apresento votos de prosperidade a todos os brasilienses. Viva Brasília, viva o Brasil”.

https://youtu.be/Aqf4wQdWTok
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *