Em Sessão Solene, Hildo Rocha enaltece a capital federal: “Brasília é o berço da democracia brasileira”


Durante Sessão Solene em homenagem aos 59 anos de fundação de Brasília, o deputado federal Hildo Rocha elencou aspectos históricos da capital federal e destacou, o que segundo o parlamentar é, na atualidade, a principal característica da cidade: “Brasília é o berço da democracia brasileira. Por ocasião de alguma votação importante, na Câmara Federal, pessoas do Brasil inteiro enchem as galerias cobrando os parlamentares, exercendo a cidadania, fortalecendo a nossa democracia”, declarou o deputado.




Polêmica prolongada

Rocha disse que a construção de Brasília gerou polêmicas e continua despertando intensos debates. “No livro Por Que Construí Brasília Juscelino Kubitscheck afirma que Brasília foi a mais longa polêmica que se travou no país. Nasceu no período colonial, atravessou todo o império, continuou na república e no início do seu governo ainda estava lá. Quando decidiu pela construção da nova capital a controvérsia permaneceu e manteve-se viva durante a construção, na inauguração de 21 de abril de 1960 e ainda no tempo em que o ex-presidente redigiu a referida obra. Ao comemorarmos os 59 anos da nossa capital federal, ouso dizer que a polêmica descrita pelo estadista brasileiro não foi encerrada”, afirmou. 

Cidade majestosa e incomparável

De acordo com o deputado, não há nada no mundo sequer comparável à capital do Brasil em termos de projeto urbanístico ou traço dos seus edifícios. Ele citou no seu pronunciamento, a conversa que Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, teve com Juscelino Kubitscheck, sobre a sua visão de Brasília, durante sua viagem à capital. “A ideia que Gagarin teve foi a de que estava desembarcando num planeta diferente que não era a terra”, desse o deputado.

Desenvolvimento do interior brasileiro

O deputado enfatizou que o objetivo em torno da qual gravitou a ideia da nova capital sempre foi o da levar o progresso para a área central do país. “Assim ocorreu porque o desenvolvimento do Brasil sempre foi muito concentrado no litoral, deixando espaços imensos no interior sem ocupação, sem prosperidade, sem perspectivas”, argumentou.

Sucesso grandioso

Hildo Rocha exaltou o êxito alcançado pelo autor da ideia de levar a capital do país para o Planalto Central. “Brasília alcançou um sucesso estrondoso. Com quase 3 milhões de habitantes, é a unidade da federação com maior PIB per capta, o Distrito Federal tornou-se um centro irradiador de desenvolvimento para o Planalto Central, especialmente para as áreas vizinhas dos Estados de Goiás e Minas Gerais”, declarou o deputado.

Cidade em permanente construção

Segundo o parlamentar, Brasília é uma cidade ainda em processo de construção de uma identidade própria. “Foi apenas recentemente, durante o censo de 2010 que o Distrito Federal passou a ter a maioria de habitantes nascida no seu próprio território. 

Rocha finalizou o pronunciamento com uma vibrante saudação aos brasilienses. “Apresento votos de prosperidade a todos os brasilienses. Viva Brasília, viva o Brasil”.

https://youtu.be/Aqf4wQdWTok

Comentários