Forte participação popular marca Conferência Municipal de Saúde em Matões do Norte

Com uma intensa participação popular que surpreendeu até os organizadores do evento, a  Vlll Conferência Municipal de Saúde de Matões do Norte realizada nesta terça-feira (30), superou todas as expectativas.


Com a presença do prefeito padre Domingos Costa, de representantes do legislativo municipal e da sociedade civil organizada, a Prefeitura de Matões do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, abriu a VIII Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” o evento além de avaliar as ações desenvolvidas atualmente,  discutiu, debateu, e reuniu propostas e sugestões visando aprimorar as políticas públicas de saúde do município.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria José Araújo ressaltou a importância do fortalecimento  dos conselhos municipais e da participação popular nas conferências de saúde.

“Essas são ações simples, mas fundamentais para o processo de melhoria e avanços dos serviços públicos, já que, este é um espaço democrático onde o cidadão tem o privilégio de  debater exaustivamente o tema, e o resultado dessas discussões retornam como ações práticas e consolidadas para serem efetivadas em nossa realidade local”, declara Maria José.

Já para o prefeito Padre Domingos Costa, que é um inveterado e intransigente defensor dos movimentos sociais e da participação popular em todos os segmentos da administração pública, as conferências reafirmam, fortalecem e ampliam o poder do cidadão como protagonista das políticas públicas.

“Um governo popular e participativo sempre vai priorizar e valorizar a voz das ruas, os movimentos populares e a sociedade civil organizada. Só teremos chance de transformar a nossa realidade se nós dermos as mãos, juntos, povo e governo produziremos a revolução do empoderamento e da inclusão social, afinal, juntos somos invencíveis” declarou padre Domingos Costa.


Comentários