Miranda do Norte e as homenagens ao padre Miguel Candas, 18 anos depois de sua partida


Padre Miguel Candas, uma vida dedicada aos mais pobres, excluídos e explorados, um exemplo de dedicação a vida religiosa e aos mirandenses 


Nascido em 02/02/1925, em Arras na França e ordenado ao sacerdócio em de 1949Michel Candas, desembarcando no Brasil como voluntário para exercer o trabalho missionário mais precisamente no município maranhense de Pirapemas no ano de 1962. 

Anos depois transferiu-se para Miranda do Norte onde exerceu o sacerdócio por décadas. Durante 39 anos Padre Miguel serviu com muita dignidade e abnegação como missionário na região.

Carismático, determinado e muito popular, Michel Candas conquistou o carinho, respeito e admiração de todos. Por conta dos relevantes serviços prestados em favor dos mais pobres, excluídos e explorados, Padre Miguel se destacou, chegando a ser homenageado com o prêmio nacional de Direitos Humanos no ano de 1982 em Brasília.

Em 2001 por conta de uma enfermidade, padre Miguel Candas retorna a sua terra natal onde falece em 12 de abril do mesmo ano.

As relíquias de Michel Candas estão depositadas na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Miranda do Norte desde 1º de maio de 2016. 

O poder público municipal de Miranda do Norte aprovou e sancionou a Lei 077/2017, que decreta ponto facultativo no município, em 12 de abril, - data da morte do religioso -.

A data é marcada por homenagens à memória do Pe. Miguel Candas, religioso católico francês que dedicou a vida à comunidade mirandense, sendo o idealizador e incentivador da construção do atual prédio da Igreja Matriz da cidade. O adro da paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Miranda do Norte, recebeu o nome de praça padre Miguel Candas.  



Comentários