Como explicar que em tempos pós modernos, com todos os avanços científicos, tecnológicos e sociais, presentes no século XXI, jovens adolescentes ainda morram vítimas de complicações pós parto?
Morreu na tarde desta terça-feira (02), em uma UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá, depois de NOVE dias de sofrimento, a adolescente de 15 anos de idade que em 25 de março último, deu entrada no hospital público municipal de Pirapemas, grávida de nove meses.
Sentindo dores de parto, Yara procurou a casa de Saúde esperando sair dali com o seu filho nos braços, mas o que se seguiu foi uma sequência de acontecimentos nebulosos e ainda não explicados pela Secretaria de Saúde de Pirapemas que terminaram com a morte de mãe e filho.
Familiares e amigos da jovem choram a morte de mãe e filho; e, cobram além de uma explicação, que sejam apuradas as responsabilidades. Afinal não pode passar despercebido ou ser simplesmente ignorado uma tragédia desta magnitude.
O ministério público e a defensoria pública têm o dever de apurar os fatos e dar uma resposta a sociedade.
Estamos retrocedendo? de quem é a culpa? a quem deve ser atribuída responsabilidade por tamanha perda?
Ou o caso cairá no esquecimento e Yara será apenas mais um número na fria estatística de adolescentes parturientes mortas nas unidades de saúde?
Vale ressaltar que é dever do Estado assegurar o direito à vida e a dignidade da pessoa humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.
Jornalista Abimael Costa