segunda-feira, 8 de abril de 2019

Vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira (10), em Miranda do Norte



Vacinar é CUIDAR, PROTEGER e AMAR! 

Considerada uma das medidas mais eficazes para combater e prevenir a gripe, infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, a vacinação contra a influenza é prioridade absoluta para o Ministério da Saúde.

Em Miranda do Norte a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promete mobilizar a competente e dedicada equipe de colaboradores da SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde. 

Com início em 10 de abril, o período de imunização segue até 31 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Sendo o dia 4 de maio o dia D de mobilização nacional.

O alvo prioritário da campanha, são Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, hipertensão, asma, entre outros, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais); população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Vale destacar que é necessário comparecer a UBS munido da caderneta de vacinação e do cartão do SUS.

Neste ano, há duas novidades principais na campanha. A primeira é que ela começará um pouco mais cedo em relação à do ano passado, que teve início em 23 de abril. A segunda alteração é que crianças de seis meses a até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade) poderão ser imunizadas. Em anos anteriores, a idade máxima era de 5 anos incompletos.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 

O Ministério da Saúde orienta a população para a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. 

ABIassessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa