quarta-feira, 29 de maio de 2019

Deputado Antônio Pereira defende a criação de consórcios de saúde pública no Maranhão


O deputado Antônio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (29), e defendeu a formação de consórcios entre municípios, para resolver problemas dos gestores e da população que precisa do sistema de saúde pública. 

O democrata relatou que a saúde do Maranhão, do Brasil e do mundo tem sido insuficiente por diversos fatores, como questão de gestão e financiamento, em especial no Maranhão, que fica no Nordeste, uma região ainda em desenvolvimento. 

Antônio Pereira revelou que o sistema público de saúde de Imperatriz está quebrado e o sistema estadual enfrenta algumas dificuldades. “Tenho a certeza de que as outras macrorregiões também enfrentam as mesmas dificuldades”, disse. 

“Apesar do esforço hercúleo do governo para abrir de oito a dez hospitais na rede assistencial, enfrentamos grandes dificuldades. Precisamos buscar soluções para minimizar o impacto negativo da saúde em relação à sociedade maranhense”, apelou. 

Experiências exitosas 

Para Antônio Pereira, a formação de consórcios é uma alternativa de cooperação federativa de apoio e fortalecimento na gestão, para desenvolver as ações de interesse comum e melhorar a eficiência da prestação de serviço. 

Segundo ele, a Lei Federativa dos Consórcios possibilitou aos municípios, estados e ao Distrito Federal liberdade de associação e em diferentes áreas de atuação, como resíduos sólidos, saneamento, abastecimento, alimentação, saúde e outros. 

Na ocasião, Antônio Pereira revelou que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia estimularam a formação de consórcio público em saúde, e conseguiram resultados exitosos para beneficiar a população. 

“Conversei com o secretário Carlos Lula sobre a proposta construída na Comissão de Saúde, a partir da experiência da deputada Helena Duailibe. Quero que a indicação ao governo seja feita por muitas mãos para darmos resposta à sociedade,” assinalou. 

Apoio dos colegas 

Em aparte, os deputados Hélio Soares (PR), Arnaldo Melo (MDB) e a deputada Helena Duailibe (Solidariedade) parabenizaram o deputado Antônio Pereira por lutar na Comissão de Saúde da Casa visando à garantia dos direitos da população. 

O deputado Hélio Soares disse que o consórcio de saúde é solução adequada e rápida para vários problemas das políticas públicas do Estado do Maranhão e o Pacto Federativo daria substância à criação dos consórcios, uma forma de organização. 

Já o deputado Arnaldo Melo acha que é um dos caminhos que o Brasil haverá de encontrar consorciando os municípios com os estados e a União. “O SUS é um dos sistemas mais perfeitos já criados, que muitos amaldiçoam como infelicidade”, lamenta. 

Da mesma opinião compartilha Helena Duailibe. “Precisamos otimizar recursos e melhorar a qualidade dos serviços. Não tem mais sentido dois municípios vizinhos gastarem a mesma coisa, quando podiam estar otimizando esses recursos”, concluiu. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa