Hildo Rocha ressalta importância dos Auditores Fiscais Agropecuários


Dia Nacional da categoria foi celebrado em Sessão Solene na Câmara Federal

Representando o Bloco MDB/PP/PTB, o deputado federal Hildo Rocha usou a tribuna da Câmara federal para prestar homenagem ao Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário. O parlamentar maranhense citou a lista de atividades realizadas pelos profissionais do setor e destacou algumas característica das atribuições inerentes ao cargo de Auditor Fiscal Agropecuário.

“O auditor fiscal agropecuário pertence àquelas categorias que, por paradoxo, só seriam lembradas se não existissem, em função da falta que fariam. Portanto, o Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, comemorado domingo (30 de junho), não poderia passar em branco nesta Casa. As homenagens vão, portanto, para aquele profissional qualificado, que atua, de forma a garantir a qualidade dos alimentos produzidos no País, para consumo interno ou externo”, destacou o parlamentar.

Atividades relevantes

Hildo Rocha lembrou que os Fiscais Federais Agropecuários realizam, um rigoroso controle em portos, aeroportos e postos de fronteira, cuidando da segurança dos rebanhos e das lavouras contra possíveis doenças de animais e plantas vindos de outros países.

“Passam por sua avaliação os pedidos de importação de sementes e mudas destinadas ao plantio; de animais para criação e produtos manufaturados de origem vegetal ou animal. Também passam pela inspeção e pela certificação dos Fiscais todos os produtos de origem vegetal e animal, além de insumos, com vistas à exportação”, declarou o deputado.

Trabalho preventivo

Ainda de acordo com Hildo Rocha, o trabalho dos Auditores Fiscais Agropecuários inclui, no campo, a prevenção, o controle e a erradicação de pragas e doenças; a inspeção da produção de sementes; a fiscalização de organismos transgênicos e produtos orgânicos; a proteção de cultivares; o registro de raças animais; a inspeção de sementes, mudas e plantas matrizes; inspeção do material de multiplicação animal, como sêmens, embriões e ovos férteis e dezenas de atividades nas empresas agropecuárias e agroindustriais; indústrias de bebidas; de produtos de uso veterinário ou de natureza farmacêutica, biológica e cosmética.

Nos laboratórios, a atividade de fiscalização abrange análises que permitem a classificação do que é produzido, a fim de assegurar a garantia de qualidade e segurança. Isso inclui a qualidade das rações e o controle de medicamentos veterinários, vacinas e antígenos; presença de toxinas e doenças, a exemplo da febre aftosa, da gripe aviária e da ferrugem asiática da soja, além da encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como doença da vaca louca.

“Diante de um leque tão diverso de atribuições, é natural que os desafios da carreira o sejam, na mesma proporção. O crescimento do agronegócio, as exigências do consumidor, os recursos da tecnologia deram vulto e complexidade ao setor, nos últimos anos. O Brasil se tornou uma potência agrícola”, declarou o deputado.

Desafio colossal

Rocha disse que hoje o principal desafio do profissional da fiscalização agropecuária é continuar executando as atividades que lhe cabem, sem perda da excelência.

“Mas como fazê-lo, com efetivos cada vez mais insuficientes, do ponto de vista quantitativo? Eis, uma equação difícil, nobres Colegas! O País precisa crescer, e a agropecuária, especialmente o agronegócio, continuará sendo uma ponta de lança do crescimento. Para crescer, no entanto, precisa de recursos. Precisa de gente! Gente com qualificação e vontade! Aos governos e à sociedade cumpre adotar um novo olhar para aqueles que realmente podem contribuir para a pujança do campo. Que a ocasião do Dia Nacional do Auditor Fiscal Federal Agropecuário SEJA uma oportunidade de levar adiante iniciativas de valorização profissional e fortalecimento da atividade. Parabéns a todos! Muito obrigado”, finalizou Hildo Rocha.

...

Comentários