Projeto Vida por Vidas ajuda banco de sangue do Hemomar


O projeto Vida por Vidas, uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Iasd) em parceria com o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), reuniu dezenas de jovens e adultos voluntários, no último sábado, dia 17, na Escola Erasmo Dias, localizada no Conjunto Maiobão, município de Paço do Lumiar-MA. Na ação foram coletados 71 bolsas de sangue. Entre os doadores, muitos estavam participando pela primeira vez e outros eram veteranos, acostumados a praticarem este gesto solidário e que salva vidas. Realizado há 12 anos em todo o Estado, o Vida por Vidas já contabilizou mais de 65 mil doações para o estoque do Hemomar.


Entre os voluntários que participaram da ação estava o técnico em eletricidade Ivan Miranda, 38 anos. Ele disse que estava doando sangue pela primeira vez e que soube da ação através das mídias sociais. “Fico feliz em saber que meu sangue vai ajudar a salvar vidas. Eu não sou adventista e soube da ação pelo zap, achei interessante a ação e resolvi colaborar”, afirmou.

Ao lado de Ivan, o autônomo Carlos Lima Silva disse que já perdeu a conta de quantas vezes já doou sangue. “Como cristão sou motivado sempre a doar, seja sangue, tempo, recursos, alimentos para ajudar ao meu próximo. Participar desta ação é ter a certeza que meu sangue poderá salvar até três vidas”, comentou Carlos que pela experiência em doações sabe que sua bolsa de 400ml de sangue pode ajudar a salvar até três pessoas.


O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o território Nordeste do Maranhão, pastor Samuel Bastos, disse que o papel da igreja é atuar na comunidade, trazendo serviços e ações para que ela se torne relevante para as pessoas. “O projeto Vida por Vidas é uma ação que a igreja já desenvolve em que nos baseamos no exemplo de Cristo, que doou a sua vida e todo seu sangue para que nós possamos também doar um pouco do nosso sangue para salvar vida, ajudando quem precisa”, declarou o presidente, após passar por cerca 10 minutos doando sangue.

A assistente social e coordenadora do núcleo de coleta externa no Hemomar, Valma Costa, lembrou da importância da parceria institucional para manter abastecido os estoques do banco de sangue e disse que o processo de doação é bem simples. “Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. Além destas ações do projeto Vida por Vidas, qualquer pessoa pode chegar ao Hemomar para fazer sua doação. Para doar sangue é necessário que a pessoa venha com seu documento de identificação, esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e bem alimentado”, explicou.

O PROJETO EM NÚMEROS

Desde 2007, o projeto Vida por Vidas mobilizou de mais de 45 mil jovens adventistas e voluntários, além da conscientização a milhares de pessoas da importância da doação de sangue. Se cada bolsa de sangue pode ajudar até três pessoas, as ações do projeto ao longo destes 12 anos, já contribuiu para salvar a vida de mais de 135 mil pessoas.

Em 2019, além da ação deste sábado, já aconteceu mobilização de jovens para doação de sangue no Hemomar, no município de Tutóia, a ação coletou mais de 200 bolsas de sangue e até o final do ano estão previstas ações de coleta de sangue em diversos municípios, sempre com a parceria do Hemomar. 

A campanha em Itapecuru-Mirim será nos dias 13 e 14 de setembro; em São Luís, no dia 9 de novembro e em São José de Ribamar, no dia 21 de dezembro.

Comentários