Quebrando o Silêncio: campanha estimula sociedade a combater o abuso sexual contra crianças

Cerca de 300 milhões de crianças em todo o mundo vivem em constante situação de violência, seja física, sexual ou moral. O dado, divulgado em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), integra o relatório “Um Rosto Familiar: Violência na Vida de Crianças e Adolescentes”. O número equivale a quase toda a população dos Estados Unidos. 

Buscando promover um amplo debate e propor métodos para evitar o crescimento da violência sexual infantil, neste ano a campanha Quebrando o Silêncio direciona sua atenção para o tema em busca de evitar que mais crianças e adolescentes integrem estatísticas mundiais. E não só isso. A iniciativa da Igreja Adventista busca, também, apresentar caminhos para a recuperação de quem, infelizmente, carrega as marcas e dores que resultam do abuso. 

“Órgãos governamentais e comunidades religiosas, por exemplo, podem ajudar a proteger as crianças e adolescentes ao deixar a postura meramente reativa para assumir uma agenda proativa de prevenção”, sublinha a educadora Marli Peyerl, coordenadora do projeto para oito países da América do Sul. O caminho, aponta ela, é informar e sensibilizar a população, começando pelos pais e cuidadores. E, depois, partir para a ação: criar ambientes que sejam acolhedores e inclusivos nos espaços frequentados pelos pequenos.

As ações centrais da campanha ocorrem neste dia 24 de agosto no Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador.

Para a região Nordeste do Maranhão, a campanha já começou. Na comunidade do Coqueiro, região da Estiva, em São Luís, os adventistas foram até a Associação de Moradores e lá realizaram uma grande ação social com palestras sobre o tema, oficinas, corte de cabelo e ações de saúde com aferição de pressão e exames preventivos.

Para este sábado, 24, o projeto Quebrando o Silêncio será desenvolvido por meio de palestras nas escolas e nas comunidades, caminhadas, ações de conscientização e iniciativas de amparo realizadas em várias localidades do Estado do Maranhão. Durante as ações serão entregues materiais instrutivos, como uma revista para adultos e outra para crianças, ambas com ênfase na necessidade de prevenção e conselhos sobre o que fazer para evitar a aproximação de abusadores, por exemplo. As versões digitais dos periódicos e outras informações estão disponíveis em quebrandoosilencio.org

Comentários