Transformados para transformar, o COMADEC como exemplo de combate a violência e a criminalidade entre jovens e adolescentes



É cada vez maior o protagonismo das igrejas no papel social de combate as mazelas que afligem a sociedade moderna. O Congresso de Mocidade da Assembleia de Deus em Cantanhede, que reuniu milhares de jovens no último final de semana é um exemplo positivo a ser seguido; pelos excelentes resultados obtidos.   
   


A violência é uma realidade cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes, seja como vítimas ou algozes. Atônito e confuso diante do avanço crescente da delinquência juvenil, o cidadão comum reage de modo diverso, desconectado e desorientado, ou muitas vezes prefere fechar os olhos e ouvidos e ignorar a grave chaga social.

O ativismo virtual tão em moda ultimamente, infelizmente não consegue dar conta ou alcançar a gravidade do problema, por outro lado os grupos de pressão e organizações sociais ai entendidos como; igrejas, associações de classe, sindicatos, grupos representativos da sociedade civil organizada tem uma oportunidade impar de fazer a diferença e contribuir de forma significativa na solução desta grave e crescente crise humanitária que tem dizimado a vida de milhares de crianças e jovens Brasil a fora.

Ações e intervenções sociais realizadas por grupos religiosos tem surtido efeito positivo e amenizado a situação caótica em vários pontos do Brasil. Vale destacar o trabalho das igrejas evangélicas, como IASD - Igreja Adventista do Sétimo Dia, Assembleia de Deus, Batista, Universal do Reino de Deus entre tantas outros que fazem um trabalho anônimo, mas que no todo produzem um resultado amplamente satisfatório.

Mas todo esse empenho das igrejas ainda não é suficiente para debelar a crise de violência e criminalidade entre jovens, o cidadão comum precisa e deve se engajar, participar e contribuir de forma intensa e ampla para a solução deste problema. Como fazer Isso? existem infinitas formas e modos de ajudar, basta querer.

Não basta reclamar, praguejar, dar de ombros, ou transferir a culpa para o governo, para a polícia ou para os país destes jovens. Somos todos culpados e temos que fazer a nossa parte para um mundo melhor sem violência e sem criminalidade, vamos lutar juntos por uma juventude saudável, pacífica e produtiva.   


Destaco abaixo um breve resumo de três casos envolvendo crianças, adolescentes e jovens em casos de violência e criminalidade   
                                      
Na última sexta-feira (26), um grupo de cerca de 10 criminosos armados invadiram uma residência em Bacabal eles mataram um adolescente de 14 anos a tiros e alvejaram o irmão da vítima com um disparo na perna. Kaun Vieira Marinho, de 14 anos foi assassinado dentro de sua residência com três tiros nas costa, já Geanderson Viera Marinho, de 10 anos foi alvejado com um tiro na perna.

Em Pirapemas, três adolescentes, dois de 14 e outro de 16 anos foram apreendidos pela prática de atos infracionais análogos aos crimes de roubo qualificado e associação criminosa. Armados com garruchas e espingarda, eles  teriam assaltado pacientes e funcionários do Hospital do município, na noite da segunda-feira (19).  À polícia, os adolescentes confessaram serem membros de uma facção criminosa.    

Em São João do Caru, três adolescentes forma apontados pela polícia como autores do assassinato de Andreza Araújo Romão, de 17 anos, encontrada morta na quarta-feira (14), em uma área de matagal da cidade. Conforme o delegado Elson Ramos, a jovem foi morta por um adolescente de 15 anos, com a ajuda da namorada dele e de um amigo, todos menores de idade.


Comentários