quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ações do Setembro Amarelo buscam impactar crianças, adolescentes e jovens em Matões do Norte


Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. Em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias, diante de dados tão alarmantes, a Prefeitura Municipal de Matões do Norte apoia, adere e deflagra a campanha Setembro Amarelo.

O objetivo é conscientizar a população de que é possível evitar o pior e reverter os números absurdos de casos através de medidas preventivas. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrindo espaço para tirar o assunto da invisibilidade.

Para tanto, o município desenvolve durante todo o mês de setembro uma vasta programação composta de múltiplas atividades direcionadas ao publico em geral e aos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é chamar a atenção do público escolar com a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento que pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Uma equipe multidisciplinar reunindo profissionais do "Programa Saúde na Escola e de outras secretarias desenvolve as ações educativas Setembro Amarelo nas escolas da sede e zona rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa