Jornalista atacado a socos e pontapés em Viana denuncia agressor à polícia


À ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS

COMUNICADO

A bem da verdade dos fatos e por respeito a esta notável instituição de preservação dos valores culturais e morais do nosso município, comunico o que segue:

No último sábado, decidi passar o feriado de 7 de setembro em Viana, chegando por volta das 17h, quando fui covardemente agredido com socos e pontapés, em frente à minha residência, pelo indivíduo de nome Luiz Antonio Meireles Gomes, conhecido como Destrói, residente na Praça da Matriz, em Viana. Na tentativa de justificar o injustificável, o agressor alegou que me agrediu para se vingar de uma postagem feita por dois blogueiros da capital, sobre um inquérito, que pesa contra ele, já correndo na Justiça. 

Mesmo não tendo reproduzido o conteúdo no meu blog, Vianensidades, fui vítima de uma brutal e insana violência pelo simples fato de ter compartilhado o link da postagem em alguns grupos, direito que é assegurado a todos em um país democrático e livre.

Informo aos meus honrados pares que já tomei as providências legais, fiz Exame de Corpo de Delito, Boletim de Ocorrência e constitui advogado para instaurar um processo civil, na Comarca de Viana. Por zelo a esta Academia, consideração ao patrimônio intelectual personificado em forma dos acadêmicos e seus respectivos patronos, faço os esclarecimentos necessários, na certeza de que a justiça será feita.

Viana, 7 de setembro de 2019
Luiz Antônio de Jesus Morais

Jornalista e Publicitário

Titular da Cadeira n° 20 (patroneada por Dom Francisco Hélio Campos)



Nascido em Viana, no dia 5 de outubro de 1964, Luiz Antonio de Jesus Morais é o segundo dos dez filhos do casal Amadeu Morais e Hermínia de Jesus Morais.

Alfabetizado desde cedo pelas professoras particulares Socorro Soeiro, Luizinha Gomes e Dagmar Gonçalves, o menino fez o primeiro grau nos colégios Estevam Carvalho e São Sebastião. Depois estudou no Colégio Bandeirante e na Escola Raimundo Marcelino Campelo até concluir o curso “Técnico em Contabilidade” (segundo grau) no antigo Ginásio Antônio Lopes.

De família humilde, Tontonho (como era conhecido pelos amigos e familiares) viveu sua infância da mesma forma que tantos outros garotos de sua época, ou seja, brincando com carrinhos de lata, chuço, bolinhas de gude, pião (feito artesanalmente com coco babaçu), ou ainda caçando passarinhos, empinando papagaios, jogando futebol na Praça da Matriz e tomando banho no lago de Viana.

Já na adolescência, enquanto estudava, foi encaminhado pelo pai para aprender uma profissão. A escolhida foi a de carpinteiro, iniciada com o mestre Manoel Soeiro. Tempos depois continuaria o aprendizado na oficina da então União Operária Vianense, que se localizava na Praça São Benedito, onde hoje se situa o Cunacu´s Eventos.

No entanto, não demoraria muito para que o verdadeiro talento de Luiz Antonio se fizesse notar: no início da década de 80, admirada com a habilidade do jovem para desenhar e pintar, sua tia, Odete Morais, decidiu lhe financiar um curso por correspondência de “Desenho Artístico e Publicitário”.

Assim, em 1984, aos 20 anos, já residindo em São Luís, o jovem juntou seus desenhos e, auxiliado por amigos, foi indicado para fazer uma experiência de estágio na Phocus Publicidade, uma das mais importantes agências de publicidade do Maranhão. Começou como Assistente de Arte, mas não se negava a varrer a sala e fazer compras nas livrarias, entre outras pequenas tarefas da agência. Ali conheceu e teve como mestre o ex-deputado estadual e hoje Promotor de Justiça, Juarez Medeiros, que era redator publicitário na época.

Em 1996, Luiz Antonio tornou-se redator e diretor de Arte da agência, o que lhe possibilitou fazer cursos e participar de seminários na área de publicidade em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, dentre outras cidades.

Em 2005, já totalmente inserido no meio publicitário, Luiz Antonio Morais graduou-se em Comunicação Social, especialização em Jornalismo, pela antiga Faculdade São Luís (atual Estácio de Sá). Cinco anos depois, pós-graduou-se em “Design Gráfico” pela UFMA.

Atualmente integrando a equipe da Mallmann Marketing, como Diretor de Criação, o jornalista e publicitário coleciona uma série de prêmios entre os quais se destacam Grand Prix do Festival de Publicidade da Associação Paulista de Propaganda, Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, Prêmio Colunistas Norte/Nordeste, Prêmio The Best (São Luís) e o Troféu Guarnicê (também em São Luís).

Casado com Hildete Franco Morais e pai de três filhos, o titular da Cadeira n° 20 da AVL é o criador e redator do blog “Vianensidades”, veículo de mídia no qual informa, acompanha e denuncia notícias de destaque relacionadas a Viana e ao povo vianense.

Comentários