quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Um poeta militante em ascenção: o justo reconhecimento a Paulo Rodrigues, de Santa Inês para o mundo


Paulo Rodrigues é premiado em Concurso Internacional de Literatura


Nestes tempos sombrios onde multidões tal qual zumbis cultuam e adoram cegamente  o obscurantismo, a intolerância, o autoritarismo e as fake news ao tempo em que desprezam e ignoram a cultura, a ciência, a democracia e as manifestações em defesa das minorias e da ampla e irrestrita liberdade de expressão, as boas e alvissareiras notícias dando conta do avanço e do sucesso de militantes da resistência tal qual o nobre confrade e amigo Paulo Rodrigues, agraciado com o importante reconhecimento no renomado Concurso Internacional de Literatura 2019, e como um bálsamo reconfortante que reanima e revigora anônimos guerreiros que lutam dia a dia em defesa da cultura.

Natural de Caxias no Maranhão, mas santa-inesense de coração e por adoção, o professor, poeta ,escritor, militante cultural, árduo defensor das liberdades individuais e do estado democrático de direito e ex-secretário Municipal de Educação de Santa Inês, Paulo Rodrigues dos Santos Filho foi premiado no Concurso Internacional de Literatura 2019, promovido pela União Brasileira de Escritores, no Rio de Janeiro. A solenidade de premiação acontece na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, no dia 30 de outubro, às 14h.

Membro efetivo da Academia Poética Brasileira, que contempla poetas de todo o país, é ensaísta e desenvolve uma pesquisa sobre a poesia contemporânea do Maranhão. Dois de seus livros publicados pela editora Penalux de São Paulo, são trabalhados pelo país: O Abrigo de Orfeu e Escombros de Ninguém.

Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino, Paulo Rodrigues leciona no Centro de Ensino Francisco das Chagas Vasconcelos (município de Pindaré-Mirim).

Considerado um dos eventos mais importantes do Brasil neste segmento, O prêmio literário já agraciou grandes nomes nomes da literatura nacional e maranhense, a exemplo dos maranhenses,  Ferreira Gullar, Salgado Maranhão e Nauro Machado.

“Eu sou o quarto poeta maranhense a ganhar tal prêmio. O nosso último grande poeta foi Ferreira Gullar que, também, ganhou esse prêmio, e, agora, eu sou o quarto poeta a ser premiado pela União Brasileira de Escritores, ligada à Academia de Letras. Fico extremamente feliz porque é um prêmio internacional, com participação de todos os países de língua lusófona e nós conseguimos ficar entre os três melhores livros de poesia do ano de 2019, isso é um grande feito para a literatura do Maranhão que sempre esteve na ponta da literatura brasileira”, comemorou o professor.

 Paulo Rodrigues conta que a paixão pela literatura nasceu ainda na quinta série (antigo ginásio), no Centro de Ensino Inês Galvão (em Santa Inês), com o professor Pedro Filho, que encantava os alunos com a leitura e análise de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Castro Alves.

“Comecei a escrever naquele momento. Nunca mais parei. Lancei meu primeiro livro com 15 anos de idade, cujo título é: amor se poeta. Não venho de uma família de escritores. Perdi meu pai muito cedo. Tive que trabalhar e estudar como todos os excluídos do Brasil. Agarrei-me aos livros como salvação. O universo burguês só respeita o dinheiro ou o capital cultural, isto sempre esteve claro para mim. Sou um apaixonado pela poesia, mas escrevo crônicas e ensaios”, revelou.






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *