Implantação de polo do IEMA em Miranda do Norte já no 1º semestre de 2020 vai beneficiar milhares de jovens da região


Vereador Zé Carlos, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia,Reinaldo Cardoso; Secretário adjunto de educação e coordenador do IEMA, André Belo; Prefeito Eduardo Belfort e o Secretário adjunto de Ciência e Tecnologia Municipal, Cláudio Diniz .

Devidamente confirmada e checada a informação da implantação de um polo do IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão em Miranda do Norte já no início de 2020. A ação já em ritmo acelerado é a realização de um sonho há muito acalentado pelos mirandenses e agora viabilizado graças a integração e cooperação do Legislativo e Executivo municipal em parceria com o Governo do estado através da Secretaria de estado de Educação e do IEMA - Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 

Na modalidade Unidade Vocacional, o polo do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em Miranda do Norte deve ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e oficinas gratuitamente aos alunos regularmente matriculados no ensino Médio ou Fundamental/ ou que já tenham concluído estas formações.  

O objetivo é atender às demandas profissionais da região, promovendo a inserção de profissionais capacitados no competitivo mercado através da formação de jovens e adultos para o mundo cientifico, tecnológico e do trabalho.

Com forte vocação para as áreas do comércio, da prestação de serviço e da agricultura familiar,  consolidado como destaque regional nestas especialidades, Miranda do Norte desponta como um mercado atrativo e promissor para novos e grandes empreendimentos fato que demanda e exige mão de obra qualificada e especializada. A instalação do polo do IEMA  no município além de atender está carência, estimula jovens e adultos a conquistar uma formação qualificada.  

A louvável iniciativa do vereador José Carlos requerendo a instalação do polo no município foi aprovada por unanimidade pelos seus pares e abraçada pelo chefe do executivo municipal, prefeito Eduardo Belfort, vale destacar a forte articulação da SECTEC - Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, através do titular da pasta, Reinaldo Cardoso, e o empenho do deputado federal Junior Lourenço para que o objetivo fosse alcançado e a determinação do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão em atender prontamente a solicitação. 

Já nos próximos dias uma equipe do IEMA deve vir a Miranda do Norte para proceder inspeção e vistoria no prédio onde funcionará o polo. Em seguida o município realizará audiência pública para a escolha dos cursos ofertados na unidade, o próximo passo e a abertura das inscrições e inicio das aulas. A previsão é que todo processo esteja concluído ainda no inicio de 2020.    

Comentários