quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Hildo Rocha inaugura moderno sistema de abastecimento de água na Aldeia Três Irmãos, em Barra do Corda

A obra foi construída pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha. O empreendimento beneficia mais de 200 famílias.

 
Aproximadamente duzentas famílias já estão desfrutando dos benefícios do Sistema de Abastecimento de Água da Aldeia Três Irmãos. Composto por poço artesiano de alta profundidade, caixa d'água de 40 mil litros, conjunto de bomba e rede de distribuição que canaliza água para todas as casas.
 

A obra integra um conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) nos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. A SESAI recebeu R$ 5 milhões, provenientes de emendas do deputado Hildo Rocha, no orçamento de 2017, para a implantação de seis de sistemas de abastecimento d’água semelhantes ao que foi construído na Aldeia Três Irmãos.

 

Água de qualidade

Rocha ressaltou que a inauguração do Sistema de Abastecimento de água da Aldeia Três Irmãos é o ato final de um trabalho iniciado tempos atrás. “Essa obra foi licitada em 2017, durante a gestão do então Secretário Marco Antônio Toccolini. Hoje estamos entregando o empreendimento que acaba com as dificuldades das pessoas que tinham que buscar água em localidades distantes. Agora os nossos irmãos indígenas estão menos expostos às doenças provocadas pela má qualidade da água porque passaram a consumir água de boa qualidade, graças ao trabalho que realizei em parceria com a vereadora Kassi e outras lideranças de Barra do Corda”, explicou Hildo Rocha.

 

“Deputado federal para visitar todas as aldeias indígenas e trazer benefícios, só o deputado Hildo Rocha eu vi até agora. Mais uma vez estamos entregando benefícios para as nossas comunidades. Isso é motivo de alegria, nós só temos a agradecer”, destacou a vereadora Kassi Pompeu.

 
Lideranças indígenas falam da obra
O Cacique Ló, Líder aldeia Três Irmãos, lembrou que antes era necessário buscar água distante, utilizando-se jumentos, bicicletas e outros meios de transporte.

“Estou muito emocionado porque não foi fácil para nós. Foram muitos anos de sofrimento, sem água. A gente pegava água de um rio, a 2,5 km, trazíamos de jumento, bicicleta, ou no ombro mesmo. Tinha época que a água não era boa. Hoje isso acabou, estamos aqui recebendo esse poço, agradeço a Deus, ao deputado Hildo Rocha e a vereadora Kassi que também está sempre ao nosso lado nos apoiando”, enfatizou o líder indígena.

O cacique Sheik, uma das lideranças indígenas mais influentes entre os Guajajaras, falou em nome de vários indígenas, mostrando a insatisfação deles em relação a atual situação da saúde indígena, agradeceu pela obra construída pelo Governo Federal em favor do povo indígena e destacou o trabalho do deputado Hildo Rocha.

“Eu nunca tinha conhecido um deputado igual ao deputado Hildo Rocha, atuante e sempre quando a gente procura ele está disposto a nos atender. Eu fico emocionado por ver a felicidade dos meus parentes, por esse poço que fornece água de qualidade. O único voto que dei certo foi no senhor, deputado Hildo Rocha”, afirmou o Cacique Sheik.

A solenidade foi prestigiada por caciques de várias aldeias, vereadores de Barra do Corda e Jenipapo; servidores do ministério da Saúde; pelo empresário e ex-vice prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem e pelo ex-prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Chiquinho Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa