Parecer do deputado Hildo Rocha foi fundamental para aprovação do Programa Creche Para Todos


A aprovação do Projeto de Lei 6550/13, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), é mais uma conquista do parlamentar maranhense para a educação. A proposta, depois que virar lei, permitirá que todas as crianças do Brasil tenham vagas em creches.


Em dezembro de 2019, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado federal Hildo Rocha referente ao Projeto de Lei 6550/13, do deputado licenciado Onyx Lorenzoni, que autoriza os governos dos estados, dos municípios e do Distrito Federal a firmarem convênios com creches privadas para garantir vagas para crianças de zero a três anos, integrantes de famílias com renda não superior a dois salários mínimos regionais, que não tenham conseguido atendimento na rede pública.

O Plano Nacional de Educação (PNE) que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, aprovado pelo Congresso prevê a ampliação de vagas em creches para atender, pelo menos, a metade das crianças de zero a três anos. Mas, de acordo com o deputado Hildo Rocha, atualmente menos de 20% das crianças com idade de zero a 3 anos são atendidas na rede pública.

“Para se transformar em lei e entrar em vigor, o projeto depende agora apenas da aprovação no Senado, pois tramita em caráter terminativo e já foi aprovado nas Comissões de Educação, de Constituição e Justiça e na Comissão de Finanças e Tributação. Acredito que o presidente Jair Bolsonaro irá sancionar pois esse ato irá proporcionar que as crianças de 0 a 3 anos de idade passarão a frequentar creches, conforme está previsto no PNE 2014/2024”, declarou Hildo Rocha.

De onde virão os recursos financeiros?

De acordo com a proposição, os recursos para o programa virão de transferências do governo federal, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Rocha lembrou que o artigo 213 da Constituição determina que os recursos públicos destinados às escolas públicas, podem ser direcionados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, desde que comprovem finalidade não lucrativa, observadas condições específicas.

“A proposta não repercute sobre o orçamento da União, em razão de prever que o pagamento das vagas na creche será feito com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, explicou o parlamentar.

Desenvolvimento intelectual

Rocha enfatizou que de acordo com especialistas, crianças que frequentam creches são mais sociáveis, tem mais autonomia e desenvolvem a capacidade de aprendizado com mais rapidez.

“Por isso, preparei parecer favorável à aprovação dessa excelente proposta do deputado Onyx Lorenzoni. Assim, será possível elevarmos a quantidade de vagas nas creches, por meio de convênios com entidades particulares que prestam serviços nessa área”, argumentou Hildo Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miranda do Norte festeja seus 24 anos -Conheça a história do Município

Operação Tarô II: Polícia Civil prende 15 maiores, apreende 03 menores de idade, armas, munições e drogas em Miranda do Norte

Subtenente da PM é morto ao sacar arma para agentes da PRF