É preciso dar um basta a macabra sequência de mortes na BR-135 em Miranda do Norte


Diante do constante horror e das sucessivas tragédias que provocam dor, luto, comoção e prejuízos as famílias mirandenses, já não é mais possível assistir de braços cruzados a morte e a mutilação de jovens vitimas de acidentes de transito em Miranda do Norte. Na noite deste sábado (08), a cidade foi sacudida com a triste notícia da morte violenta de dois jovens motociclistas, vítimas de acidente de transito na BR-135 - perímetro urbano de Miranda.

Valério Rodrigues dos santos de 39 anos - condutor da moto, e Leandro vieira lima de 27 -garupa -, transitavam em uma motocicleta modelo Suzuki Yes, sem placa, no sentido Matões do Norte / Miranda, quando nas proximidades da Churrascaria Dois Irmãos colidiram frontalmente com uma carreta Scania P114 GA 4 X2 NG, placas de São Paulo, que se deslocava sentido Miranda / Matões do Norte. O impacto da colisão foi tão violento que as vítimas morreram ainda no local do ocorrido.

Presente no local do acidente, uma guarnição da 2ª CIA da Polícia Militar de Miranda do Norte conduziu o condutor da carreta para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Itapecuru Mirim, solicitou a presença de ambulâncias para procedimento de remoção dos corpos, alem de e comunicar o ocorrido a Polícia Rodoviária Federal e a Policia Civil.

A realidade é cruel e desumana e exige uma urgente e imediata tomada de posição. Para tanto, é preciso sair da militância digital, dos debates em grupos de Whatsapp e partir para o embate na vida real; é essencial esquecer nem que seja por um momento e em respeito às vítimas; os grupos políticos partidários e a luta fratricida pela conquista da prefeitura e da câmara de vereadores; e por um instante concentrar-se na busca de soluções para barrar de uma vez por todas a dura sequência de dor, sofrimento e luto imposta às famílias mirandenses.    

Somente através da união de todos em favor desta demanda será possível obter êxito e resultados satisfatórios. Fica aqui o desafio aos nossos representantes, às lideranças políticas, sindicais, comunitárias e religiosas; aos educadores, empresários, comerciantes e pequenos empreendedores, as jovens antenados e integrados com o mundo virtual, juntem-se em favor desta nobre causa e vamos fazer a diferença.
     
A solução deste grave problema social  passa por três eixos básicos: 

01- implantação de redutores eletrônicos de velocidade e/ou obstáculos físicos que obrigue condutores a trafegar em baixa velocidade. 

02 - Iluminação e revitalização de todo o perímetro urbano.

03 - Fiscalização com aplicação forte e eficaz de medidas coercitivas com vistas a coibir a prática hoje comum de desrespeito e afronta às leis de transito.             
*Abimael Costa, jornalista, 55. 

Comentários