Aumento de casos de Covid-19 em municípios vizinhos leva Matões do Norte a ampliar medidas de combate a pandemia



Único município da região sem casos confirmados de covid-19, Matões do Norte, amplia, intensifica e fortalece  ações integradas com vistas a promover a mitigação da pandemia na cidade. 

Além de adquirir kits de testes para identificar possíveis casos de infecção pelo vírus, o prefeito Pe. Domingos Costa reuniu na última quarta-feira (05),  o Comitê de Crise, formado por representantes da Secretaria de Saúde Municipal, Vigilância Sanitária, Policia Militar, Guarda Municipal, Assistência Social e outros órgãos e responsável pelas políticas de combate ao avanço da doença na cidade.

O objetivo do encontro e discutir a adoção de novas medidas preventivas ainda mais fortes e impactantes visando à prevenção da doença e à organização do Sistema Público de Saúde para estruturar o fluxo de atendimento, considerando o atual contexto da pandemia que avança nos municipios vizinhos.    

Ao final da reunião foram definidas SEIS ações iniciais que devem ser colocadas em prática imediatamente:   
  1. - Barreira sanitária nos principais ponto de aglomeração
  2. - Carro de som, orientando a população
  3. - Distribuição de máscara e álcool em gel
  4. - Trabalho de conscientização, formado pelo comitê
  5. - Desinfecção dos prédios públicos e nas vias públicas.
  6. - Demais ações voltadas a prevenção serão implementadas durante o processo de prevenção a pandemia.
O prefeito Pe. Domingos Costa demonstrou preocupação com o avanço desenfreado da pandemia nos municípios maranhenses, e principalmente em cidades vizinhas, onde os casos não param de subir. "A doença existe, ela é grave, não tem vacina, não tem medicação e não tem vagas nos hospitais para atender todos de uma vez, por isso o meu apelo aos nortematoenses é que lutem e  protejam suas vidas e a vida de suas famílias, sigam a risca as orientações das autoridades sanitárias. Vamos ter fé, tudo isso vai passar e logo logo estaremos juntos novamente, mas por enquanto nossa guerra é em defesa da vida, contamos com sua ajuda, vem com a gente!" conclui o gestor.          

Comentários