Deputado Hildo Rocha quer soluções para projetos habitacionais paralisados no Maranhão



O deputado federal Hildo Rocha esteve na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), em Brasília, onde se reuniu com o Secretário Alfredo Eduardo dos Santos, com a finalidade de discutir soluções para inúmeros projetos habitacionais que estão paralisados no Maranhão. 

 

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH) é responsável por formular, acompanhar, avaliar, e propor, meios para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia.

“No Maranhão, existem inúmeros projetos habitacionais paralisados e alguns que já deveriam ter sido entregues. Mostrei ao secretário um levantamento acerca desse assunto, falei da difícil situação de milhares de famílias que aguardam, ansiosamente, pela conclusão e entrega das suas moradias, pois muitas pessoas moram em casebres insalubres, outros moram de favor e alguns são obrigados a retirar parte da sua renda para pagar aluguéis”, alegou Hildo Rocha.

 

Canto da Serra


A questão da falta de planejamentos para construir habitações tem gerado muitos problemas. Isso aconteceu bastante no Maranhão. Na cidade de Imperatriz o empreendimento habitacional denominado de Canto da Serra, que teve o aval da prefeitura municipal encontra-se inacabado.


O terreno onde foram construídas as residências é pantanoso. Durante bom período do ano fica totalmente encharcado. Para resolver o problema é necessário ser feito um trabalho de drenagem profunda e reforço na infraestrutura.

 


“É um grande conjunto habitacional, que vai beneficiar 2.920 famílias. Mas ele tem sérios problemas, inclusive de drenagem. Essa obra é o retrato da irresponsabilidade com o dinheiro público. Já se gastou mais de 100 milhões de reais e até agora nenhuma casa está pronta para morar porque construíram as habitações em um terreno pantanoso que fica alagado quase o ano inteiro. Desde que surgiu esse problema, e me procuraram, venho atuando junto ao governo federal no sentido de solucionar o problema. Conseguimos mais recursos para fazer a drenagem profunda, ainda durante o governo Temer, mas o recurso acertado não foi suficiente para concluir a obra. Agora o Dr. Alfredo, secretário nacional de habilitação, está me garantindo que o conjunto será concluído e que as casas serão entregues logo”, comentou Hildo Rocha.

 

Barra do Corda (conjunto Habitacional Alto da Trizidela)


Na oportunidade, Hildo Rocha cobrou providências a fim de sanar pendências referentes ao conjunto Habitacional Alto da Trizidela, localizado no município de Barra do Corda.

 

“Também em Barra do Corda há um grande empreendimento do governo federal, no setor habitacional, que já deveria ter sido entregue. Aquele empreendimento habitacional construído em Barra do Corda teve meu apoio, pois eu era secretário das cidades, responsável pela política habitacional do Maranhão. Eu consegui do governo federal contemplar Barra do Corda com mais um empreendimento habitacional, mesmo o município já tenha sido favorecido com outros empreendimentos. O secretário me assegurou que em breve as casas serão finalmente entregues”, disse o deputado.

 

São Luis (Residenciais Piranhenga e da Ilhinha)


Hildo Rocha também tratou acerca de dois projetos habitacionais que foram iniciados ainda no período em que o parlamentar exercia o cargo de Secretário de Estado das Cidades, durante o governo de Roseana Sarney.

 

“Em São Luis também existem situação que necessitam de providências como por exemplo o Residencial localizado no Piranhenga, parque Pindorama e o outro localizado na Ilhinha, empreendimentos que tiveram todos os projetos executivos feitos na minha gestão e iniciados por mim quando eu era secretário das Cidades, durante o governo Roseana Sarney. Esses empreendimentos estão prestes a serem concluídos mas existem entraves que devem ser solucionados urgentemente”, explicou o deputado.

 

Habitação rural


A questão dos projetos habitacionais destinados à população rural também entrou na pauta. “Solicitei a construção de casas rurais para o Maranhão. O secretário garantiu que o Programa Casa Verde e Amarela, que será lançado em breve, pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê grandes melhorias para esse setor. Além disso, também nas áreas urbanas haverá boas novidades. Portanto, a reunião foi produtiva e o Secretário, Dr. Alfredo Eduardo dos Santos, prometeu ajudar o Maranhão”, grifou Hildo Rocha.

 

https://youtu.be/Ln5bA5X20_A


Comentários