Polícia Civil prende em Miranda do Norte, réu condenado por participação em assassinato de trabalhadora rural em 1998 na Fazenda Guaraci


Preso no inicio da noite desta quarta-feira (08), em Miranda do Norte, por força de mandado de prisão definitiva expedido pela 1° Vara da Comarca de Itapecuru Mirim, um homem de 55 anos de idade, condenado em novembro de 2017, a 19 anos e três meses de reclusão em regime fechado por participação no assassinato da trabalhadora rural de 71 anos de idade, Maria da Conceição Rosa, em de janeiro de 1998, na então fazenda Guaraci.

Após as formalidades legais, o detido foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Itapecuru-Mirim onde ficará a disposição da justiça.

SOBRE O CRIME 

Conforme o Ministério Público do Maranhão, a vítima estava fornecendo água de um poço existente em sua propriedade a trabalhadoras sem-terra. Cerca de 150 famílias, incluindo mulheres e crianças, haviam sido expulsos há pouco da Fazenda Guaraci, que era vizinha. O acusado F.P.O, era um dos “capangas” da fazenda Guaraci que abriram fogo contra o grupo de mulheres, tendo acertado o pulmão de Maria da Conceição Rosa de Jesus Sousa, levando à sua morte. 

Segundo o MST , Maria da Conceição Rosa foi sentenciada a morte, por ter praticado um ato de solidariedade sem precedente. Ela acolheu em seu pequeno sitio mais de 100 famílias de sem terras que estavam sendo despejada da fazenda Iguaraci, vizinha a sua propriedade. O fato aconteceu em 04 de janeiro de 1998, quando ela apresentava o poço de água para os trabalhadores rurais. 

Conceição Rosa tinha 71 anos na época, não tinha filhos biológicos, mas adotou três crianças e cuidava do pai já bem idoso. Ainda teve coragem para acolher os trabalhadores que estavam sem rumo após o despejo. 

Em julho do mesmo ano, a área em disputa foi desapropriada e assentadas 96 famílias de trabalhadores rurais. E o que antes era chamado de Fazenda Iguaraci passou a ser chamado Assentamento Conceição Rosa.
  

Comentários