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Trem de passageiros da Vale volta a circular a partir de 17/08


O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Maranhão e Pará percorrendo 23 municípios, volta a circular a partir do dia 17 de agosto, segunda-feira. 


A compra de bilhetes já pode ser feita a partir de hoje, dia 10. Para o retorno da operação, novos procedimentos serão adotados durante a compra de passagens, embarque e viagem. As medidas levam em consideração protocolos de saúde determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos governos do Maranhão e Pará.  


Entre as mudanças adotadas estão a redução na oferta dos assentos, garantindo o espaçamento adequado entre os passageiros e priorização da venda de passagens pela internet. Nesta matéria, você confere as novas normas e adaptações que passam a valer a partir do próximo dia 17, data que o trem volta a circular, partindo da estação de São Luís. Fique atento para evitar contratempos na hora do embarque. 


A venda de passagens que antes era feita com 60 dias de antecedência, passa agora a ser feita com até 15 dias de antecedência. Isto por conta da possibilidade de ocorrerem novas regras municipais ou interestaduais de transporte, a depender da curva epidemiológica de cada região.


A compra de bilhetes deverá ser feita prioritariamente pela internet ou nos pontos de passagens, que funcionarão com horário de atendimento diferenciado. 


A venda de passagens nas estações estará suspensa, inclusive durante o embarque. Os bilhetes devem ser adquiridos pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros . O endereço dos pontos de venda você confere no final da matéria. 


Para garantir o cumprimento das regras de distanciamento, haverá redução na oferta de poltronas disponíveis para a venda.


O quantitativo poderá ser ampliado gradativamente, conforme a desaceleração da situação da pandemia. A dica é garantir a compra dos bilhetes de ida e volta e evitar contratempos no roteiro da viagem que depende do trem.


No dia da viagem, enquanto estiverem nas estações, todos deverão estar de máscara e respeitar as regras de distanciamento. 


O acesso ao local de embarque passa a ser exclusivo para passageiros com bilhete para o dia da viagem. 


Antes de entrar no trem, haverá aferição de temperatura corporal. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá viajar. 


Para evitar atrasos, recomenda-se que o passageiro esteja nas estações ou pontos de embarque com no mínimo uma hora de antecedência.


A circulação de passageiros enquanto o trem estiver em viagem estará restrita ao carro de sua poltrona. 

Também será feita aferição de temperatura a bordo do trem.


As poltronas foram demarcadas para aplicação de distanciamento social. 


Durante a viagem, uma equipe irá anotar o pedido dos passageiros interessados em consumir refeições produzidas no carro restaurante e a entrega do pedido será feita diretamente na poltrona, evitando a circulação entre vagões.


Foram instalados reservatórios com álcool em gel a bordo do trem e nas estações.


 A limpeza e desinfecção de superfícies de contato agora será feita a cada 2 horas e antes do início de cada turno. 


Depois de observar os novos procedimentos e adquirir os bilhetes não esqueça de levar consigo os documentos de identificação oficiais e estar atento aos horários de embarque e condições para despacho de bagagem.


Estas e outras informações podem ser obtidas no Alô Ferrovias, no número 0800-285-7000.

Mudanças adotadas

- As passagens serão disponibilizadas 15 dias antes do período da viagem;


- O bilhete poderá ser adquirido pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros ou

nos postos de venda. Não haverá venda de bilhete nas estações, inclusive durante o embarque;


- A venda de passagem durante a viagem permanece exclusiva para localidades sem posto de vendas

(Mineirinho, Auzilândia, Altamira, Vila Pindaré, São Pedro da Água Branca e Itainópolis);

- O atendimento presencial nos postos de venda ocorrerá somente para clientes com máscara e obedecendo as sinalizações de distanciamento social;

- O horário de funcionamento dos pontos de vendas: 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

E aos sábados, de 8h às 12h. Pesssoas do grupo de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h;


- Durante o embarque, o acesso à estação poderá ser feito apenas pelo passageiro com bilhete para

o dia da viagem. Parentes e amigos que não viajam no dia não poderão acessar.

Passageiros com prioridade ou que necessitem de apoio para embarque

poderão acessar com acompanhantes;


- O número de poltronas para venda foi reduzido para garantir espaçamento entre passageiros;


- Nas estações e dentro do trem, será obrigatório uso de máscara e o respeito ao distanciamento;


- Será feita aferição de temperatura corporal antes do embarque. Caso seja detectada febre,

o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá acessar o trem;


- O serviço de alimentação terá a anotação do pedido e a entrega diretamente na poltrona do passageiro.


Seguindo as orientações dos organismos de saúde pública, para evitar a proliferação da COVID 19,

estamos retomando nosso trabalho no dia 10 de agosto de 2020, com redução de vagas disponíveis.

Para tal, pedimos que observem as considerações e orientações abaixo:


No intuito de evitar aglomerações, durante o período de embarque, o acesso às estações será permitido somente aos passageiros com bilhete em mão. 


Apenas passageiros prioritários poderão acessar as estações com seus acompanhantes;


Solicitamos que respeitem a sinalização de distanciamento social e evitem aglomerações na estação e a bordo do Trem;


Serão bloqueadas poltronas para aplicação de distanciamento social a bordo do trem, o uso delas só será permitido em caso de famílias com crianças e sendo acordado com o Chefe de Trem e equipe de bordo


Por motivo de segurança de todos, o uso de máscara é obrigatório tanto nas estações, como durante a viagem no trem.


Recomenda-se a troca a cada 2hs;


Durante o horário de embarque, as vendas de passagens na estação estarão suspensas, as bilheterias funcionarão apenas para remarcações, cancelamentos e outros atendimentos;


Para agilizarmos o embarque, tenham os seus documentos e bilhetes em mãos;


Todo trabalhador e cliente terá sua temperatura corporal aferida antes do embarque no trem.


 Caso alguma pessoa apresente temperatura superior a 37,8 o seu embarque não será autorizado;


Orientamos que, caso você apresente os sintomas da COVID-19, busque atendimento médico imediatamente;


Sempre dê preferência para compra de passagens pela internet: é mais prático e seguro;


Durante a viagem, a circulação interna de passageiros ficará restrita ao carro de sua poltrona;


O carro restaurante não funcionará, desse modo, o atendimento será realizado em sua própria poltrona.


 Você poderá fazer seus pedidos para os atendentes, que circularão em toda a composição;


Se durante a viagem o cliente apresentar sintomas de COVID-19, deverá procurar imediatamente um de nossos comissários, eles estão orientados a prestar a assistência necessária.


A implementação da retomada do trem com essas restrições, pode impactar no tempo de permanência nas paradas e estações refletindo na pontualidade do trem ao longo da viagem.

Com serenidade e responsabilidade vamos superar juntos este momento.


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