segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Abertas as matrículas para 1º ano do Ensino Médio em Miranda do Norte


Abertas nesta segunda-feira (25), as matrículas para a 1ª série do ensino médio regular na rede estadual de ensino em Miranda do Norte, Cantanhede, Pirapemas, Anajatuba e Vitória do Mearim Os município está incluído no 1º grupo de 102 cidades, onde as matrículas serão totalmente presenciais e realizadas no período de 25 a 29 de janeiro. Neste grupo as aulas devem iniciar em 22/02.  

Para efetivar a matrícula, os estudantes devem procurar um Centro de Ensino da rede pública estadual e apresentar a documentação necessária.

No ato de confirmação da pré-matrícula, o estudante precisa apresentar os seguintes documentos: Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade, emitida no prazo máximo de 30 (trinta) dias pela última Unidade de Ensino em que estudou; RG e CPF do estudante e do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos; comprovante de residência, que deverá ser obrigatoriamente a conta de energia elétrica do local onde reside o estudante, atualizado ou de máximo de 03 (três) meses.

Quando o comprovante não estiver em nome do responsável legal pelo estudante, apresentar, conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/ pai/ responsável; documento que comprove o Número de Identificação Social (NIS) do responsável legal do estudante, mediante apresentação do extrato de FGTS, Cartão Cidadão, Carteira de Trabalho (CTPS) ou Comprovante emitido pelo Portal Consulta Cidadão; Laudo comprobatório de deficiências declaradas, se for o caso; autorização do responsável legal (exclusivo para os estudantes menores de 18 anos que optarem por vaga no ensino médio regular ou EJA do turno noturno), exceto nas localidades onde a oferta ocorrer exclusivamente no noturno.

Rematrícula

Já a rematrícula para os estudantes das 2ª e 3ª séries dos Centros de Ensino Médio, da rede estadual de tempo parcial, será automática. Mas os pais e responsáveis devem procurar a escola para fazer a confirmação, a fim de que haja a inclusão dos dados do estudante no SIAEP.

O cronograma de rematrícula ficou assim: as escolas que concluíram o ano letivo de 2020 até 31 de dezembro, a rematrícula será até o dia 29 de janeiro. Para as escolas que encerrarem as aulas até 31 de janeiro, o prazo se encerra no dia 05 de fevereiro.

Este ano, por conta da pandemia, que gerou atraso no encerramento do ano letivo na maioria dos municípios, as matrículas ocorrerão em datas diferentes, levando em consideração o término do calendário escolar em cada rede municipal de ensino.

Assim, os municípios foram divididos em 12 grupos, onde as matrículas acontecem em períodos diferentes e de forma presencial (diretamente na escola) ou online (pelo sistema de pré-matrículas que será disponibilizado no site da Seduc).

No 1º grupo estão escolas de 102 municípios e as matrículas serão de 25 a 29 de janeiro, totalmente presenciais. Para efetivar a matrícula, os estudantes devem procurar um Centro de Ensino da rede pública estadual e apresentar a documentação necessária.

No 2º grupo, que abrange escolas de 79 municípios, as matrículas serão realizadas de 1º a 05 de fevereiro, e os estudantes podem optar pelos sistemas online ou presencial.

Já no período de 15 a 19 de fevereiro, acontecerá a matrícula em 6 municípios, que fazem parte do 3º grupo, e os interessados podem optar entre o sistema presencial e o online. Para o 4º grupo, a matrícula será realizada no período de 22 a 26 de fevereiro, de forma online ou presencial, para escolas de outros 3 municípios maranhenses.

Em 28 municípios, as matrículas acontecerão a partir de março, divididas em 8 grupos de municípios que concluirão o ano letivo de 2020 em março e abril, ou que ainda não possuem data para encerramento.

Para saber o período de matrículas de cada município maranhense, acesse o site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa