Pastos Bons deflagra operação contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue


É de conhecimento de todos que a destinação indevida de PNEUS é uma dor de cabeça aos que amam fazer Saúde pública, pois os mesmo facilmente se transformam em nascedouros para o mosquito da dengue, quadro que agrava-se no período invernoso.

Pensando em minimizar esses focos da doença, o Núcleo Municipal de Educação em Saúde lançou a ideia de se fazer um esforço em conjunto para recolher PNEUS em terrenos baldios, nas oficinas, vias públicas  etc, e dar um destino apropriado aos mesmos de forma que deixem de atentar contra a saúde dos cidadãos e cidadãs de Pastos Bons.


A ideia  foi  abraçada entusiasticamente por várias autoridades do município, que imediatamente colocaram a mão  na massa e, em produtiva reunião, trocaram ideias sobre o importante tema.


Estiveram presentes: Além  de Fatima Coelho, representando o núcleo municipal, a Secretaria de saúde, na pessoa do Secretário  Adjunto, Agnaldo Siqueira, Raifran Silva, Secretário de Meio Ambiente, por Jair Baixa Limpa, secretário de Agricultura, Luiz Camapun, coordenador da Vigilância Sanitária, o técnico em meio ambiente Josimar Coelho e Milhomem, coordenador de campo de endemias.



A profícua troca de ideias  versou sobre a destinação dos PNEUS: foi aventada a possibilidade de os mesmos poderem ser objeto de reciclagem, usados para adornar hortas  comunitárias e até ser componente na construção de sumidouros a famílias carentes.


Tal reunião de trabalho mostra a sensibilidade das autoridades municipais em resolver os problemas que afligem o povo, livrando a população de focos do mosquito da dengue, ao mesmo tempo em que cria-se alternativa produtivas para a população. 




Comentários