Miranda do Norte, Cantanhede e Anajatuba já utilizaram mais de 65% das doses de vacina recebidas


Qual a fonte das informações que você curte, comenta e compartilha? Já parou para avaliar que tipo de conteúdo você está consumindo? Quem produz, seleciona e publica este material é um profissional com formação na área de Comunicação Social, habilitado para o exercício do jornalismo?


Dados, números e estatísticas são informações importantes que decidem a vida e o destino das pessoas, e devem ser analisadas, checadas e rechecadas antes de se tornarem notícia, aliás, toda informação deve ser checada e conferida na fonte por um profissional de comunicação, especialista com formação e preparação para tratar a informação com a seriedade e o profissionalismo que ela merece, e só depois entregues ao público em forma de notícia.


Nesta semana tivemos pelo menos três episódios lamentáveis envolvendo divulgação de dados de forma equivocada por meio de leigos com o claro objetivo de induzir o público alvo ao erro e ao engano.

Os municípios de Cantanhede, Anajatuba e Miranda do Norte foram alvos de postagens acompanhadas de supostos dados oficiais dando conta de que as referidas Secretarias de Saúde não teriam aplicado 60% das doses de vacina contra a Covid-19 destinadas para o município.

Tais publicações feitas de forma açodada e com claro viés oportunista, provocaram imediata reação da população. Os municípios entraram em ação e rapidamente restabeleceram a verdade dos fatos. Como fizeram isso?

Simples, divulgaram os dados corretos, disponíveis em site do Ministério da Saúde, de acesso público, mas que não acessado pelos pseudo jornalistas donos dos dados inverídicos.

Em Nota, Miranda do Norte, Cantanhede e Anajatuba lamentaram o desserviço à sociedade provocado por tais publicações:







Você confiaria o projeto e a construção de uma ponte, de um prédio, ou de uma casa a um prático sem registro no CREA e sem formação em Engenharia Civil? Você se submeteria a procedimento cirúrgico de média ou alta complexidade feito por alguém sem formação e especialização na área de medicina?
Nos últimos dias, duas pessoas foram presas no Maranhão por crime de exercício ilegal da profissão; um se passava por oftalmologista no bairro Santa Efigênia, em São Luís, outro se passava por medico em um Unidade de Saúde no município de Rosário.


O jornalismo, bem como a medicina, a advocacia, a engenharia, a odontologia deve ser sempre exercido por um profissional com formação e habilitação na área. Quem faz Jornalismo é jornalista!



CANTANHEDE ESTÁ APTA A RECEBER NOVAS DOSES DE VACINAS

As equipes que fazem a linha de frente de combate ao Coronavírus seguem firmes vacinando os grupos que foram direcionados, e a secretaria de Saúde está forte no quesito prevenção.
É lamentável, que em meio a uma provável nova onda da Covid-19 em todo o Brasil, onde todos precisamos nos unir e fortalecer o combate, ainda existam "vendedores" de notícias falsas, que não dão pausa, nem quando o assunto é saúde e, diga-se de passagem, tratar de saúde nos dias de hoje, é uma responsabilidade mais que triplicada.

Após o novo decreto do governo do Estado, que anuncia medidas no enfrentamento ao coronavírus, o governador aproveitou para estabelecer também, que os municípios que estiverem com as aplicações de vacinas, abaixo de 60% do total recebido, não receberão novos lotes. Cantanhede está fora desta situação, pois, atualmente, o município já aplicou mais de 70% de suas vacinas recebidas, contrariando o que foi divulgado por um blog sem credibilidade, que insiste em continuar passando vergonha.

Infelizmente existem os blogs que não encontram informação, os que não a buscam, os incapazes de produzi-las e existe o blog Me Informo. Este blog não possui confiança no quesito credibilidade, pois as informações postadas, só servem mesmo para o proprietário.

Vale lembrar, que esta porcentagem será atualizada amanhã, pois hoje (03), nossas equipes já fizeram um grande trabalho de vacinação na Zona Rural.
Para ajudar os blogueiros desinformados de plantão, segue abaixo, o link onde constam todas as informações das cidades do Brasil. Basta ler um pouQUINHO. Vale a pena, estudar.

https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19vacina/DEMAS_C19Vacina.html

Prefeitura de Cantanhede
Reconstruindo nossa cidade!



NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Miranda do Norte vem a público esclarecer que não procede a informação que circula nas redes sociais de que Miranda do Norte não receberá outras remessas de vacinas por meio da URS Itapecuru Mirim - Secretaria de Estado da Saúde - SES;

Informamos que este município recebeu 724 doses da Vacina Coronavac e Astrazeneca, destas, 465 doses já foram administradas, alcançando assim 64, 2% das doses recebidas, dados que podem ser verificados no Portal de COVID-19 Vacinação/Doses Aplicadas do Ministério da Saúde
https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html

Local onde constam as informações de acordo com os Planos Federal, Estadual e Municipal de Imunização contra o Novo Coronavírus (COVID-19). Portanto, Miranda do Norte está apta a receber novas doses.

ALEXANDRA REIS - SECRETÁRIA DE SAÚDE - MIRANDA DO NORTE


Contra fatos não há argumentos!!!
.
👏 Anajatuba está cumprindo, com louvor, as metas de vacinação contra o COVID-19 no munícipio. São 72,12% das doses recebidas já aplicadas.
.
😀 SIGNIFICA QUE ESTAMOS TOTALMENTE APTOS A RECEBER NOVAS DOSES DE VACINA!!!
.
✅ Para confirmar essa informação, entre no site do Painel de Controle do Governo do Maranhão 👉  https://painel-covid19.saude.ma.gov.br/vacinas
.
💪 Vamos continuar dando o melhor de nós para que a população Anajatubense tenha uma saúde digna.
.
.
👉  E LEMBRE-SE: é muito importante manter todos os cuidados de prevenção para que possamos conviver com esse vírus da melhor maneira possível, sem perder vidas.
.
✅ Se sair de casa, USE MÁSCARA
.
✅ Lave sempre suas mãos com água e sabão ou higienize com álcool 70%
.
✅ Evite aglomerações
.
✅ Ao sentir os primeiros sintomas de gripe, procure um de nossos postos de saúde.
.
😉 Fique atento às nossas publicações para aproveitar melhor o Sistema de Saúde de Anajatuba.



Comentários