terça-feira, 21 de setembro de 2021

Atividade pesqueira de Itans será impulsionada por equipamento que Hildo Rocha vai viabilizar para a comunidade

Piscicultores de Itans, maior polo pesqueiro comunitário do Maranhão, localizado no município de Matinha, solicitaram, durante reunião realizada na comunidade, uma emenda ao deputado federal Hildo Rocha para que seja adquirida uma pá carregadeira. Eles justificaram que necessitam da máquina para a realização de várias atividades, principalmente na limpeza dos tanques. Assim, o equipamento ajudará no aumento da produtividade de peixe, principal atividade econômica da comunidade.

Trabalho bem-sucedido


Hildo Rocha destacou que visitou a comunidade a convite do presidente da Associação dos Piscicultores do Povoado Itans (APPI), Elizeu Gomes Silva e do empresário Rodson Nunes. A virada na qualidade de vida dos moradores de Itans começou a acontecer há mais de dez anos quando um grupo de agricultores, decepcionados com a rentabilidade proporcionada pela agricultura de subsistência, decidiu investir na piscicultura. Deu certo. Atualmente, a produção de Itans abastece vários municípios do Maranhão.


“Tive a satisfação de conhecer a realidade, o modelo de produção e as demandas do polo de criação de peixes de Itans. Os produtores daqui já acumulam muito conhecimento, avançaram bastante em termos de tecnologia, conseguiram melhorar a produção e a produtividade. Entretanto, ainda carecem de equipamentos. E a falta deles influencia diretamente no custeio da produção. Então, vou viabilizar a demanda deles”. O equipamento solicitando é muito útil para as atividades que eles precisam realizar para a renovação dos tanques escavados que em no máximo três anos ficam praticamente inservíveis por causa do acúmulo de rejeitos no lastro do tanque, impedindo, consequentemente, a geração plena de oxigênio, fundamental para a criação de peixes”, explicou Hildo Rocha.



Alimento de qualidade

De acordo com o presidente da Associação dos Piscicultores do Povoado Itans, Elizeu Gomes, ao assumir o compromisso de contribuir para melhorar as condições de trabalho dos piscicultores o deputado Hildo Rocha está se engajando na luta da comunidade em prol do fortalecimento da piscicultura de Itans.

“Quero, em primeiro lugar, agradecer ao deputado Hildo Rocha, por ter vindo aqui em nosso polo. Também agradeço por seu interesse de conhecer a nossa comunidade e de compreender a importância de uma pá carregadeira para a nossa Associação. Com a pá carregadeira vamos produzir mais e colocar alimentos de qualidade nas mesas dos consumidores porque peixe é um alimento saudável. Nós precisamos de pessoas assim como o deputado Hildo Rocha, para estar próximo”, enfatizou Elizeu Gomes.

O empresário Rodson Nunes também destacou a importância do compromisso assumido pelo deputado Hildo Rocha diante os piscicultores.

“Foi importante o deputado ouvir os anseios da comunidade porque os produtores precisam produzir mais e melhor. Porém, é necessário que eles possam dispor de infraestrutura adequada, que tenham equipamentos. Sensível a essa questão, o deputado Hildo Rocha se dispôs em viabilizar a principal necessidade daqui de Itans. A atitude do deputado Hildo Rocha merece o nosso reconhecimento, a nossa gratidão”, declarou o empresário.

“Itans se sente honrada por estar recebendo esse ilustre parlamentar. Hildo Rocha, é uma grande referência no nosso Estado, é um parlamentar bastante atuante, tem trabalho, realiza muitas ações. Itans está de parabéns por esse grande benefício que o parlamentar irá viabilizar para a comunidade. A gente agradece e parabeniza o deputado por mais uma ação relevante em favor da população de Matinha”, comentou Pedro Cutrim Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa