São Luís receberá Encontro acadêmico nacional no próximo dia 29 de outubro


Palestras, confraternização, apresentações culturais, entrega de títulos e medalhas fazem parte da programação

São Luís vai sediar nos próximos dias 29 e 30 de outubro de 2021, no Palácio Cristo Rei, praça Gonçalves Dias, o III Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil e da Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA. O Encontro será o primeiro evento presencial do segmento na capital maranhense após o arrefecimento da pandemia do novo coronavírus. O público participante será misto, formado por membros de academias de outros estados, professores, artistas, acadêmicos do Maranhão, estudantes, dentre outros.

A coordenação regional está a cargo do escritor e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras - ALL, o acadêmico Antonio Noberto. A direção nacional é da Profª. Dra.Cecilia Maria Rodrigues de Sousa - Presidente da Academia de Letras do Brasil (Amazonas), e da Profª. Dra. Magna Aspásia Fontenelle - Presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB), Seccional Uberaba-MG, e do Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos do Oriente, Presidente da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, dentre outros acadêmicos.


Palestra-mor

A palestra principal do evento será ministrada no dia 30 pela acadêmica, escritora e promotora de justiça Dra Ana Luiza Almeida Ferro, que abordará o tema: "De 1612 a 2013: os papagaios amarelos, a fundação letrada de São Luís e a Academia Ludovicense de Letras", título afeto ao momento inicial da colonização da capital maranhense pelos gauleses e a criação da academia de letras da capital, realizada quatrocentos anos depois da fundação do forte São Luís. A Doutora Ana Luiza é filha do saudoso historiador e professor de História da UFMA, o imortal Wilson Pires Ferro, primo do também consagrado historiador e imortal da AML Mário Martins Meireles. Ela é membro fundadora da Academia Ludovicense de Letras (ALL), da Academia Maranhense de Letras - AML e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas - AMLJ. É a escritora da importante obra "1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís".

Medalhas e títulos

No segundo dia do evento (30) acontecerá a outorga e entrega da Medalha Gonçalves Dias a autoridades e personalidades em reconhecimento aos seus atos meritórios, culturais, cívicos e sociais, que contribuem para a integração e engrandecimento do Brasil e da Cultura Universal.

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUTEgJ_aFNgL6BMe88epcL1Dj7eWKC3IFn2GGfknIUHdK5yA/viewform

Contatos pelo Whatsapp (98) 9 9194-7585.

A coordenação




Comentários