Hildo Rocha consegue incluir a instalação de agências da CEF em municípios maranhenses

Emenda de autoria do deputado Hildo Rocha assegura recursos para a implantação imediata das três novas agências da CEF no Maranhão, nos municípios de Amarante, Itapecuru Mirim e Lago da Pedra

Membro titular da Comissão Mista de Orçamento, o deputado federal Hildo Rocha conseguiu aprovar emendas ao Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 22/2021) para abertura de crédito suplementar ao Orçamento deste ano.

As emendas do parlamentar maranhense asseguram recursos orçamentários para a implantação de agências da Caixa Econômica Federal em municípios do Maranhão.

Dinheiro para garantir a implantação de novas agências da CEF no Maranhão

Em janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal anunciou um plano de expansão que previa a instalação de 96 novas agências da instituição em municípios brasileiros com população acima de 40 mil habitantes. De acordo o critério adotado pela CEF, 16 cidades do Maranhão seriam contempladas com a instalação das agências, até o final deste ano.

“Das 16 novas agências prometidas para o Maranhão apenas uma foi instalada. As demais a população ainda espera. A Caixa anunciou o plano de expansão e a ideia foi reforçada pelo presidente Bolsonaro. Foi gerada uma expectativa, mas até o momento a ideia não se materializou”, criticou o parlamentar.

A boa intenção esbarrou na falta de recursos orçamentários

Hildo Rocha explicou que uma das causas que justifica o não cumprimento da promessa é a falta de recursos orçamentários específicos para bancar as despesas com a implantação das novas agências. Mais uma vez, aproveitando-se do excelente conhecimento técnico acerca de orçamentos e finanças, o deputado Hildo Rocha conseguiu aprovar, no âmbito da Comissão Mista do Orçamento, recursos para assegurar a implantação imediata de pelo menos três novas agências da Caixa Econômica no Maranhão e a possibilidade de criação de mais duas.

“Graças a Deus, obtive o apoio dos colegas parlamentares e assim consegui aprovar emendas que asseguram a garantia no projeto que abre o orçamento da união para a implantação de novas agências da Caixa Econômica. Pelo menos três estão garantidas: Amarante; Itapecuru-Mirim; e Lago da Pedra. Outras duas estão praticamente garantidas: as agências que beneficiarão os municípios de Santa Quitéria e Governador Edson Lobão. Não irei desistir dessa causa, vou continuar lutando para que os outros municípios maranhenses, que se enquadram no critério estabelecido pela CEF, também sejam contemplados”, afiançou Hildo Rocha.

A luta na CMO

Caso o deputado Hildo Rocha não fosse presente nas sessões das comissões e não fosse grande conhecedor da matéria e do regimento do Congresso Nacional essas três agências não estariam asseguradas para a implantação em curto prazo. As emendas do parlamentar tinham sido inadmitidas e rejeitadas pelo relator do projeto, deputado Sanderson (PSL-RS).

Entretanto ocorreu uma reviravolta quando na semana passada, na Sessão da Comissão Mista do Orçamento, Hildo Rocha conseguiu convencer os seus pares e aprovar as suas emendas.

“As emendas que apresentei foram inadmitidas de forma errada. Poderiam ter sido rejeitadas, não inadmitidas. O relator do projeto deputado Sanderson e os demais colegas da CMO entenderam que realmente houve um equívoco e as emendas então foram admitidas e aprovadas posteriormente através de um destaque também de minha autoria. Dessa forma, foi possível assegurar recursos para a implantação imediata das três novas agências da CEF no Maranhão, nos municípios de Amarante, Itapecuru Mirim e Lago da Pedra”, comemorou Hildo Rocha.




Presidente da CEF pede apoio de Hildo Rocha para aprovar o projeto que cria agências

Após a sessão da Comissão de Orçamento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, recebeu em audiência o deputado Hildo Rocha para tratarem sobre a abertura das novas agências da CEF no Maranhão.


“Foi muito produtiva a reunião com Dr. Pedro Guimarães, oportunidade que tratamos sobre a instalação das novas da Caixa no Maranhão. Garanti ao presidente trabalhar para aprovar no Congresso Nacional o projeto que cria as novas 91 novas agências, incluindo as do Maranhão”, afirmou Hildo Rocha.

Comentários