segunda-feira, 28 de março de 2022

Benefícios para comunidades rurais: Hildo Rocha entrega pá carregadeira e máquinas para produção de polpa de frutas, em Itapecuru-Mirim



Em mais uma ação voltada para comunidades rurais do Maranhão, o deputado federal Hildo Rocha entregou ao Instituto de Desenvolvimento Criare uma Pá Carregadeira e, para o Clube de Mães do Distrito do Leite, máquinas para produção de polpa de frutas.


Os recursos financeiros aplicados na aquisição dos equipamentos foram viabilizados por Hildo Rocha, por meio de emenda que o parlamentar destinou para a Codevasf, empresa do Governo Federal que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da produção, principalmente das áreas rurais do nordeste brasileiro. As ações da empresa podem ser realizadas diretamente pela Codevasf ou em parceria com municípios, estados ou entidades.

Hildo Rocha ressaltou que a pá carregadeira e as máquinas de produção de polpa de frutas irão contribuir para melhorar a renda familiar de centenas de famílias itapecuruenses.


“A pá carregadeira é muito útil para o município de Itapecuru, principalmente para a região do Leite. Ela será utilizada para melhorar a vida dos agricultores familiares de toda região que irão utilizá-la para preparação de terrenos para a agricultura e para a pecuária. Com essa máquina eles poderão regularizar terrenos, retirar tocos; fazer tanques escavados para criação de peixes, construção de açudes e pequenas barragens. Essa máquina também será utilizada para fazer melhorias de caminhos de acesso, drenagem de águas pluviais e melhorias de ruas”, destacou.

Produção de polpa de frutas

Além da pá carregadeira, Hildo Rocha também fez a entrega de uma máquina de fazer polpa de fruta e uma embaladeira. Durante as entregas dos equipamentos, o parlamentar fez questão de destacar os nomes das pessoas que ajudaram a viabilizar as conquistas para os moradores da região do Leite.

“O clube de mães do Leite já tem um prédio onde podem ser instalados esses equipamentos. Frutas como manga, caju, goiaba, entre outras, que poderiam ser beneficiadas e comercializadas, são desperdiçadas por falta de meios para o processamento adequado. Agora a comunidade do Leite dispõe de meios para transformar o produto, embalar, acondicionar e vender. Dessa forma, as mães residentes nesta comunidade, passam a contar com mais uma fonte de renda. Tenho que ressaltar a ajuda do vereador Emerson Ceará e de seus pais, Toinha e Zé Ceará, além do apoio enorme do empresário Benedito Mendes, para que houvesse essa conquista”, enfatizou o deputado.

Doação de BB mendes

Hildo Rocha destacou que o empresário Benedito Mendes também contribuiu para a instalação da fábrica de polpa de frutas. “Além dos equipamentos que viabilizei, as máquinas de fazer polpa e a ensacadeira, havia necessidade de um freezer (congelador) para fazer a estocagem da produção. Sensível a essa questão, o empresário Benedito Mendes fez a doação. Assim, a estrutura para produção e estocagem dos produtos ficou completa”, sublinhou Hildo Rocha.

Outros benefícios

O vereador Emerson Ceará lembrou que além da pá carregadeira e dos equipamentos de produção de polpa de frutas, o deputado Hildo Rocha também viabilizou a instalação de uma indústria de beneficiamento de farinha de mandioca.


“Hoje o nosso sentimento não poderia ser outro a não ser de gratidão por essa grande parceria com o deputado federal Hildo Rocha, um dos parlamentares mais atuantes do Brasil. Digo sem medo de errar, essa parceria já rendeu muitos frutos, continua e continuará gerando muitos benefícios. Hoje, estamos recebendo equipamentos que vão fazer a roda da economia girar no nosso município. Antes, o deputado Hildo Rocha já havia viabilizado a instalação de uma Casa de Farinha, no nosso município. Todos esses benefícios são fundamentais para melhorar a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Itapecuru-Mirim, afiançou Emerson.

Geração de renda

A presidente do Clube de Mães do Povoado Leite, Josiane Marques Passos, também destacou a importância da ação realizada pelo deputado Hildo Rocha.

“Primeiro a nossa associação foi beneficiada com uma Casa de Farinha. Hoje, estamos recebendo uma embaladeira e uma despoupadeira. Então, para nós é muito gratificante, estamos muito felizes. Tenho certeza de que esses equipamentos aumentarão a renda das famílias e das sócias do Clube de Mães. Agradeço ao deputado Hildo Rocha por enxergar a nossa comunidade”, destacou Josiane.

Evento prestigiados

O evento reuniu lideranças estaduais e municipais. Participaram do ato, além do deputado Hildo Rocha: Emerson Ceará e Milena Amorim, vereadores de Itapecuru Mirim; os empresários Benedito Mendes e José Ceará; a deputada estadual Betel Gomes; o ex-prefeito de Buriticupu, Zé Gomes; o prefeito de Cantanhede, José Martinho; Dicó e Natinho, vereadores de Cantanhede e Jociédson Aguiar, vereador de Vargem Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa