Deputado Hildo Rocha e prefeito Léo Cunha inauguram Casa de Farinha, na região da Cojan, em Estreito


Produtores rurais que plantam mandioca na região da Cojan, localizada no município de Estreito, contam agora com moderna unidade de beneficiamento de mandioca viabilizada pelo deputado federal Hildo Rocha, por meio de emenda parlamentar.

A fábrica comunitária transforma mandioca em farinha agregando valor e, consequentemente, proporciona acréscimo na renda familiar dos agricultores que cultivam mandioca.

Melhoria da renda familiar dos pequenos agricultores

O deputado Hildo Rocha destacou os principais benefícios resultantes da implantação da unidade de beneficiamento de farinha de mandioca são: melhoria do produto colocado no mercado e aumento da renda dos pequenos agricultores.


“Agora os produtores de toda essa região têm essa indústria que verticaliza a produção, agregando valor ao produto porque o preço da mandioca in natura é 50% menor do que a farinha. Logicamente que a renda obtida por meio da transformação da mandioca em farinha será muito maior. Portanto, nós estamos proporcionando, melhores condições de renda para os agricultores de toda essa região”, afiançou Hildo Rocha.

Valorização das comunidades

O prefeito Léo Cunha ressaltou que a implantação da fábrica de farinha é o resultado do esforço e do compromisso da sua administração em valorizar as comunidades e proporcionar meios para que as comunidades rurais do município consigam melhorar a produção, a produtividade e a renda familiar.


“Essa fábrica de farinha vai beneficiar muitas famílias. Aqui temos uma demonstração de que nós valorizamos a população de Estreito e estamos sempre buscando atender aos interesses, atender as demandas das nossas comunidades”, declarou o Léo Cunha.

Produção impulsionada

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Manoel Gomes Pereira também destacou que a partir de agora o segmento de produção de farinha de mandioca vai avançar.

“A gente sabe que essa fábrica vai proporcionar um salto de qualidade e de produtividade. Vai contribuir para melhorar a renda familiar dos produtores e dará grande impulso no setor da farinha do nosso município”, argumentou.

Sonho materializado

A vereadora Mariana Pereira Leite lembrou que a inauguração da fábrica de farinha é a materialização de um antigo sonho. “No passado era só um sonho. Nós levamos esse sonho ao deputado Hildo Rocha, graças a Deus, ele abraçou o sonho dessa região e hoje esse sonho está concretizado. Quero, portanto, agradecer ao nosso deputado Hildo Rocha que nunca deixou de atender o nosso município e, desta vez, trouxe uma indústria beneficiamento de farinha de mandioca para impulsionar o desenvolvimento desta região que é grande produtora de farinha do nosso município”, comentou Mariana.

O vereador Hyldemiran Nunes enfatizou que a entrega da fábrica de farinha é uma conquista relevante viabilizada pelo deputado Hildo Rocha e do prefeito Léo Cunha.

“É um momento muito importante para o nosso município, especialmente para os produtores rurais da região da Cojan”, comentou.

Cooperativa

A obra foi construída pela prefeitura de Estreito através de um convênio entre o governo federal e o município. Para administrar a casa de farinha o prefeito Leo Cunha idealizou a constituição de uma cooperativa administrada por um grupo de mulheres e de homens da comunidade.

Durante a inauguração a secretaria da cooperativa, Jucilene Brandão falou que a construção da unidade fabril é a realização de um sonho antigo.



‘Há muitos anos a gente vivia correndo atrás desse projeto. Felizmente foi contemplado. É uma conquista importante. A gente agradece ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Léo Cunha por essa fábrica. Estamos muito felizes”, sublinhou Jucilene Brandão, secretária da Cooperativa que irá administrar a fábrica de farinha inaugurada.

Comentários