Inspetor Noberto se licencia da PRF para concorrer a vaga de vice de Lahésio Bomfim

 

O expectador que assiste matérias sobre as BRs do Maranhão não contará nos próximos meses com os trabalhos do comunicador Inspetor PRF Antonio Noberto, que no último dia 02 de julho se licenciou da Instituição para estar apto a concorrer à vaga de vice-governador em uma possível composição com o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, o médico Lahésio Bomfim. Noberto é PRF há 28 anos e conduz a comunicação da Instituição no estado há pelo menos duas décadas. O Inspetor também precisou se licenciar da presidência do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Maranhão - SINPRF-MA no dia 02 de junho por exigência do calendário eleitoral. 



Faz poucos anos o ilustre Inspetor foi escolhido em votação o melhor chefe da comunicação da PRF do país, um grande feito considerando que as maiores unidades de comunicação do Órgão no país nada devem às grandes agências de notícias, enquanto no Maranhão possui número reduzido de profissionais da área. O mérito de Antonio Noberto é exatamente a simplicidade e a atenção dispensada aos meios de comunicação do estado e aos seus profissionais. Não há algo tão frustrante para um repórter ou para um profissional de redação que não conseguir encontrar um assessor de imprensa no momento mais necessário. Com Noberto isto praticamente não existe, pois atende ligação a qualquer momento e tem a profissão como um sacerdócio, exercendo com dedicação, atenção e muito respeito aos profissionais da imprensa. "A comunicação é semelhante à uma panela no fogo. É preciso dar assistência, senão a comida queima ou fica sem gosto", finaliza o Inspetor.


Noberto também é um intelectual, membro-fundador e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras de São Luís - ALL e membro de diversas outras academias no Brasil e no exterior. Em 2019, na cidade de Búzios/RJ, foi agraciado com o troféu Monteiro Lobato, na categoria Melhores pesquisadores do Brasil, por apresentar no quadricentenário de São Luís a exposição França Equinocial para sempre, com um acervo que conta o início da colonização do Maranhão pelos franceses. O professor Noberto, como é chamado por muitos, já ministrou palestras em congressos no Brasil, em Paris e em outros lugares da Europa. Ele foi o primeiro ludovicense a ministrar uma palestra na cidade natal de Daniel de la Touche, o fundador de São Luís, quando abordou a relação histórica França Maranhão. A prefeita da pequenina cidade de Berthegon, Bernadete Cottier, foi quem lhe fez o convite (https://antonionoberto.com.br/antonio-noberto-e-recebido-pela-prefeita-de-berthegon-e-ministra-palestra-sobre-a-relacao-historica-franca-maranhao/).

O Inspetor Noberto também tem o título de Doutor Honoris Causa em História (FEBACLA) e de Embaixador da paz pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH. É membro-fundador do Conselho Comunitário de Defesa Social da zona rural de São Luís - CCDS, onde atuou como PRF e comunitário para a pacificação da BR-135, que até então sofria com constantes interdições. 

Da PRF para a política


Após contribuir nas áreas citadas, o multi Noberto agora tenta ingressar na política partidária. Ele acompanha o médico Lahésio Bomfim praticamente desde o início da caminhada rumo ao governo estadual, quando o Doutor aparecia com apenas 1% nas pesquisas e pouca gente acreditava que ele seria um forte candidato. Na última pesquisa realizada no final de junho, Lahésio já aparecia com 19%, em empate técnico na segunda colocação. Um dos destaques que cacifam Noberto para ocupar a vaga de vice-governador e o colocam em vantagem comparativa com os demais pretendentes ao posto de escudeiro de Lahésio é o seu caráter internacional, que segundo ele mesmo diz: "Foi o segredo do sucesso das gerações do século XVIII e XIX, que sabiam buscar as melhores fontes, onde estavam a educação, o conhecimento e a ética". Neste período o Maranhão aparecia entre as cinco províncias de destaque no Brasil. Entre outubro e novembro de 2019, o turismólogo e escritor fez uma viagem de carro percorrendo cerca de 5.000 quilômetros entre Portugal e a França, ocasião em que participou de eventos em Lisboa, Setúbal e Berthegon 

Desejamos boa sorte ao Inspetor Noberto nesta nova caminhada

Comentários