Cooperação entre SSP/MA e UBER, para melhoria da segurança dos usuários e motoristas, é resultado do trabalho desenvolvido por Hildo Rocha na Comissão de Viação e Transportes

O Governo do Maranhão assinou Termo de Cooperação com a Uber que resultará em mais segurança para quem usa o aplicativo.  Essa importante iniciativa é resultado de um trabalho realizado pelo então deputado federal Hildo Rocha, no período em que o parlamentar presidiu a Comissão de Viação e Transportes (CVT). 

 


O marco inicial que resultou na concretização desse significativo avanço aconteceu durante tratativas do então presidente da comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados com a gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Gabriela Silveira, em agosto do ano passado, em Brasília. Na ocasião Hildo Rocha conseguiu da Uber a utilização do recurso tecnológico que aumenta a segurança de quem presta serviços de motorista, do aplicativo, e de quem o utiliza.  

 


“Graças à sensibilidade do governador Carlos Brandão e da competência do coronel Silvio Leite, os maranhenses passam a dispor dessa excelente ferramenta de segurança que é benéfica tanto para os usuários quanto para os motoristas do aplicativo. Tenho a satisfação de ter contribuído para que o Maranhão seja um dos Estados pioneiros no uso dessa tecnologia. Parabenizo, portanto, o Governador Carlos Brandão, e sua equipe de segurança pública por terem levado a ideia adiante e concretizado a proposta que apresentei ao governo do Estado, no período em que estive no comando da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados”, enfatizou Hildo Rocha. 

 

Tecnologia inovadora e eficiente 

Hildo Rocha ressaltou que o sistema utiliza tecnologia inovadora e comprovadamente eficaz. “Em qualquer situação de emergência basta dar um simples toque no botão de emergência que imediatamente aciona a polícia. Assim, instantaneamente, a polícia receberá informações detalhadas que facilitam identificar, em tempo real, a localização do veículo, e dados da viagem em que foi originada a chamada: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do número que originou a chamada”, destacou Hildo Rocha. 

 

Serviço gratuito 

A tecnologia que permite o envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados com essa finalidade no mundo. Os custos de desenvolvimento e manutenção do sistema é pago pela Uber. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço local de resposta às emergências. 

 

A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa.  

 

A integração com o 190 no Maranhão é a primeira do gênero feita pela Uber na região Nordeste e a segunda em todo o País – a primeira parceria foi realizada no Estado do Rio de Janeiro. Mas, esse tipo de integração tecnológica já é realizado em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México. 

 

https://youtu.be/ew13-GW42jw 





Comentários