sábado, 19 de agosto de 2023

Miranda do Norte participa do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)


Incluído entre os 49 municípios contemplados pelo PAA, Miranda do Norte participou nesta sexta-feira (18), na capital maranhense do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), execução em 2023.


A secretária de Assistência Social do município de Miranda do Norte, Edna Neves e o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, Jhonatan Sousa juntaram se aos prefeitos e secretários municipais dos 48 municípios contemplados pelo PAA, além de representantes do poder público e da sociedade civil; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sandro Montenegro; representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério Público, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf), dentre outros para a cerimonia de lançamento do PAA.


O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome do governo federal e o Estado do Maranhão, que visa a compra de produtos da agricultura familiar e a doação simultânea aos CRAS, Hospitais e Escolas.


Na oportunidade a comitiva de Miranda do Norte realizou tratativas sobre o PAA CONAB no município, o superintendente da Companhia reforçou apoio à SMAS de Miranda no amparo técnico às associações proponentes.


Com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), o programa beneficia mais de 600 agricultores, garantindo a aquisição dos alimentos, gera renda ao produtor e combate a insegurança alimentar e nutricional.


Com a presença do governador em exercício Felipe Camarão e do secretário da SAF, Bira do Pindaré o PAA Maranhão foi apresentado pela coordenadora estadual do estado, Ana Cleide Barros, que destacou a modalidade, as etapas e equipes de execução, o público beneficiário, e os beneficiários fornecedores e quais critérios para adesão que precisa ser feito pelas prefeituras municipais.


Bira do Pindaré informou ainda, em reunião com o ministro do MDA, Paulo Teixeira, que no próximo ano os recursos voltados ao PAA Maranhão serão maiores e mais fortalecidos. Na oportunidade anunciou que, além do PAA, até o fim deste ano acontecerá o lançamento do Garantia Safra, o PAA Indígena, a Feira Maranhense da Agricultura Familiar e o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) que será de R$ 16 milhões e terá ativação do Ciraf, cadastro do produtor da agricultura familiar do Estado.

O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão destacou com alegria a importância da parceria do governo estadual e federal para o desenvolvimento do Maranhão.

"A nossa intenção é combater a fome, a pobreza, miséria, fortalecendo o sistema produtivo da agricultura familiar. Estamos demonstrando na prática que a parceria do governador Carlos Brandão com o presidente Lula traz benefícios concretos para o Maranhão", afirmou Felipe Camarão.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa