sábado, 26 de agosto de 2023

Pesquisa DATA-M aponta franco crescimento de Álvaro Jardim, pré-candidato de Lula em Arari


Pesquisas começam a mostrar que pré-candidatos filados partidos  de esquerda estão em amplo crescimento e conquistaram de vez a simpatia do eleitorado  maranhense, enquanto os pré-candidatos ligados de alguma foram a direita e ao bolsonarismo estão perdendo apoio e simpatia rapidamente, é o caso de Arari, onde 69% do eleitorado não votaria de “jeito nenhum” num candidato associado com Bolsonaro.  

Em levantamento realizado nos dias 21 e 22 de agosto pelo conceituado instituto de pesquisa DATA-M, demonstra, embora com viés de queda em relação a outras institutos, a liderança da vianense Simplesmente Maria.

Por outro lada, o instituto DATA-M mostra acentuado crescimento de Álvaro Jardim que já aparece na espontânea com 7,5%. Esse percentual já é maior que sua votação obtida na eleição de 2020.

Outo dado que demonstra o crescimento de Álvaro Jardim é que num cenário com 3 candidatos ele ultrapassa a casa dos dois dígitos pela primeira vez, chegando a 13% numa eventual disputa contra Rui Filho e Simplesmente Maria.

Quando a sondagem avalia os confrontos diretos, Álvaro Jardim já aparece, por exemplo, na frente de Rui Filho e pontua com 35%, contra 26,3% do atual prefeito.

A pesquisa também avalia os apoios e ligação dos pré-candidatos e da pré-candidata com o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro.

O DATA-M mostra a grande popularidade do atual presidente em comparação com Jair Bolsonaro. De acordo com o DataM 69% do eleitorado não votaria de “jeito nenhum” num candidato associado com Bolsonaro, que é o caso da pré-candidata Simplesmente Maria, que foi uma das entusiastas de Bolsonaro contra Haddad em 2018 e continua ativa junto com o esposo, Bebeto Abas, em redes sociais criticando o presidente Lula e em defesa de Bolsonaro.

Veja alguns quadros com resultados da pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa